Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Unhas?
Os Problemas mais Comuns:
Em casos de doenças mais graves, o organismo reserva sua fonte de proteína, vitamina e de defesa para órgãos vitais. O nutriente fica escasso primeiramente nas unhas e nos cabelos, cujas funções são basicamente decorativas.
 
Unhas fracas, quebradiças ou que descolam na sua parte distal:
Na maioria dos casos, o problema ocorre por manipulação excessiva, como uso demasiado de esmalte, fortalecedores contendo formol, micro traumatismo em unhas (exemplo: digitadoras).
Deve-se, no entanto, sempre descartar doenças da tireóide, diabetes, anemia, carência de ferro e medicamentos. O tratamento é simples. Podem ser usadas cápsulas de gelatina, ferro, solução fortalecedora como o famoso casco de cavalo (que contém substâncias endurecedoras), hidratantes com uréia e silicone e banhos de silicone (que formam uma película protegendo temporariamente a lâmina ungueal).
Manchas brancas nas unhas:
São muito comuns, ocorrem por traumatismos demais na unha, ao se retirar a cutícula, já que a matriz da unha pode ser levemente afetada,com também o uso contínuo de esmalte ou até mesmo deslocamento das unhas  sem a existência de micose ,que esse deslocamento é conhecido como  onicólise.  


 Unheiro:
É o edema da cutícula. Pode ser causado por cândida (em pessoas que mexem muito com água ou umidade), ou por bactéria (geralmente após um traumatismo, como tirar a cutícula no local).

Micoses:
A mais característica é a unha que vai ficando porosa, descolando e formando uma massa por baixo. É importante salientar que não é pega só em pedicure, como muitos pensam. Uma prova disso é que homens que nunca vão à pedicure são os mais acometidos. A causa é o fungo que existe no ar agravado pela predisposição familiar, diabetes, suor excessivo nos pés e uso contínuo de sapatos fechados.
Micro traumatismo:
 Vão descolar a unha e facilitar a umidade debaixo dela, onde o fungo se acomodará. Existem atualmente antifúngicos orais muito eficientes. No caso de micose inicial, cortar bem a unha e usar antifúngicos locais.

Unhas encravadas:
São defeitos constitucionais, onde a unha se encurva muito e entra na carne, incomodando muito o paciente. É agravada com a idade e o corte incorreto da unha. Deve-se preventivamente cortar a unha reta, evitar tirar muito a cutícula nos cantos e em casos mais intensos recorre-se à cirurgia, que tira a matriz da unha responsável pelo seu crescimento naquele canto.
Pode ocorrer em todas as lâminas?
Sim,quando várias unhas são acometidas por algum problema, deve-se procurar o dermatologista para afastar algumas doenças como líquen plano, psoríase, etc.



                                  Pense bem!
                    Prevenção é a palavra-chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário