Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Conhecendo melhor suas unhas!

                
“Nossa pele é normalmente composta por uma flora de bactérias e fungos. Se a pessoa estiver com o sistema imunológico baixo, em um ambiente propício, esses fungos e bactérias podem se proliferar”.
As bactérias encontradas embaixo da unha vivem na pele podendo causar algum distúrbio ao organismo. Os tipos mais freqüentes de serem encontrados são os estafilococos, estreptococos e as pseudômonas. Já a levedura mais freqüente é a cândida.
 
É importante lembrar que essas bactérias e leveduras podem ser transmitidas para outras pessoas bem como para outras partes do corpo. “Ferimentos abertos ou locais de resistência menor, como as superfícies mucosas, são áreas com maior risco de contaminação”.
As doenças mais fáceis de serem encontradas nas unhas são as infecciosas. “Alguns fungos e leveduras causam doenças que levam ao espessamento, alteração de coloração e descolamento das unhas”.
 
Outra doença que pode aparecer debaixo da unha é a verruga, causada pelo vírus HPV. “Muitas vezes essa doença leva a deformação e descolamento, que podem ser confundidos com micoses e tumores”, explica os dermatologistas. Manchas escuras, pretas e acastanhadas podem não ser apenas sujeira ou resíduos, mas sim uma alteração racial ou mesmo um tumor maligno, chamado melanoma.

 Dicas para manter as unhas sempre limpas:
 
“Uma boa dica é lavar as unhas com uma escovinha de cerdas macias”. Manter as mãos e unhas limpas, através da lavagem freqüente e antes e após o uso do banheiro é importante. “Deve-se fazer a unha a cada 20 dias, pois a retirada da cutícula facilita a penetração de fungos e bactérias”.
Segundo os dermatologistas, é fundamental que as unhas estejam sempre cortadas, para que haja uma redução na quantidade de resíduos acumulados.
Dicas para quem quer se manter longe de fungos e bactérias:
 



 Mantenha as unhas sempre limpas, curtas e, de preferência, com formato quadrado para evitar o encravamento;
   





Evite retirar a cutícula e o uso de objetos pontiagudos na manicure;
 
 Prefira removedores oleosos para retirar esmaltes;
 Use creme hidratante nas mãos, unhas e cutículas diariamente;
 Mantenha pés e mãos sempre secos.
SUJEIRA NÃO DAR!
 
“Debaixo das unhas de uma pessoa podem ser encontradas células mortas, poeiras, ácaros, bactérias e fungos. Isso sem contar resíduos diversos que dependem da atividade profissional da pessoa”. 
As unhas podem ainda denunciar eventuais problemas de saúde. Algumas alterações na aparência podem ser o reflexo de doenças sistêmicas, como a anemia, doenças cardíacas e diabetes.
Se você costuma devorar as unhas da mão, fique sabendo que além de interferir na sensibilidade tátil, o ato de roer aumenta o risco de inflamações e infecções.
 Formas de unhas?
 Escolha a que combina mais com seu estilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário