Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Problemas de pele dos pés?


                   
         Infecções por Dermatófitos – Pé de Atleta
                     
  As micoses são infecções da pele causadas por fungos, microorganismos que se alimentam de células da pele e que sobrevivem em ambientes fechados, ao mesmo tempo quentes e úmidos. São duas as micoses do pé: a micoses da pele (pé-de-atleta) e as micoses das unhas (onicomicoses)

As dermatofitoses, tinhas ou dermatomicoses são micoses causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos.
 
Os dermatófitos constituem um grupo de fungos que, em vida parasitária, têm a capacidade de invadir tecidos queratinizados de humanos e outros animais, causando infecções denominadas dermatofitoses. Os fungos dermatófitos que frequentemente causam o pé de atleta pertencem a dois gêneros – Trichophyton e Epidermophyton. Destes, as espécies Trichophyton rubrum e Trichophyton Mentagrophytes são as mais comuns.
 
Os dermatófitos podem atingir qualquer área do nosso corpo como, por exemplo, o estrato córneo da pele, as placas ungueais (unhas das mãos ou dos pés) ou os pêlos. O aspecto varia desde a descamação ligeira até um processo inflamatório mais intenso associado a prurido (comichão). Os locais de infecção incluem o pé, as unhas, ou o couro cabeludo.
 
As manifestações clássicas na planta dos pés caracterizam-se por pequenas vesículas (bolhinhas) com conteúdo límpidas, que após secagem se tornam avermelhadas e descamativas, podendo estar ou não associadas à comichão, conhecida por disseminação tipo “moucassin”, onde toda a planta do pé e o seu contorno lateral se encontram afetado Nos espaços interdigitais, sobretudo entre o 4º e 5º dedos, causa prurido(coseira), descamação, maceração e fissuras.
Infecção Fúngica (Pé de Atleta ou frieira)
Difíceis de erradicar?
Eliminar por completo os fungos que se instalam nos pés e nas unhas é difícil, pelo que o tratamento é sempre prolongado. O tratamento depende da gravidade da infecção, podendo ser utilizados medicamentos antifúngicos tópicos (cremes, pomadas, soluções ou pós de aplicação localizada) e medicamentos antifúngicos orais.
O importante é iniciar o tratamento o mais cedo possível, de modo a evitar que a micose se agrave. Consulte o seu Podólogo regulamente.
              
Curiosidades:
Estima-se que cerca de 10 a 15% da população mundial, pode ser infectada por dermatófitos no decorrer de suas vidas
Outras infecções:
Candidíase interdigital
 
A candidíase é uma infecção micótica causada por um grupo de leveduras relacionadas. Quando as condições ambientais são particularmente favoráveis (tempo úmido e quente) ou quando as defesas imunitárias do indivíduo se encontram comprometidas, o fungo pode infectar a pele. Tal como os dermatófitos, a Cândida cresce bem em condições quentes e úmidas.
                                        
As manifestações localizam-se na pele ou apresentar disseminação sistêmica (situação rara). Os fatores predisponentes incluem diabetes mellitus, imunodeficiências celulares e HIV. Localizações freqüentes incluem a cavidade oral (sapinho), áreas maceradas e cronicamente úmidas, área Peri ungueal (em redor das unhas), zonas interdigitais dos pés. O espaço entre os dedos apresenta-se com aspecto macerado, acompanhado de um odor desagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário