Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

 Bromidose...
  O que é?
Ele e famoso com chulé, já se notou que sempre é devido ao suor excessivo na planta dos pés, porém deve-se levar em consideração que existe uma causa que ainda não é considerada uma doença onde a pessoa desenvolve suor excessivo, devido ao funcionamento errado das glândulas sudoríparas (hiperhidrose) aumentando assim a transpiração independente do ambiente; mas estaríamos entrando em um nível em que todo o corpo estaria comprometido, e aqui eu quero falar exclusivamente dos pés!Mesmo que o caso for das Glândulas, nos pés, se houver prevenção, com certeza não haverá chulé!
Bom como estava relatando, o chulé é devido à quantidade de bactérias que temos em nossa pele, que em local aquecido e ácido exala um cheiro forte e até insuportável (chulé).
Em outro artigo, comecei a dizer o que é a Podologia e o que tratamos, e aqui está um dos problemas! Pensem comigo, se o uso contínuo de sapatos ou tênis pode causar micoses e fungos, imagine então o chulé!

                     Como dar adeus ao Chulé!

Nada de salmoura, banho com soda ou outras invenções populares: existem maneiras muito mais baratas e eficientes para se acabar com o famoso chulé. Além dos tradicionais talcos para calçados e para os pés, existem novas opções de combate ao mau cheiro, como palmilhas especiais, sprays e cremes. Quase todo mundo já teve (ou ainda tem) chulé. O problema pode derivar de um calçado específico, que ao ser usado deixa os pés com um cheiro desagradável ou ser fruto de transformações hormonais, comuns nos pré-adolescentes.
Além disso, o mau cheiro dos pés (cujo nome científico é bromidose plantar) também pode ser intensificado por tensões emocionais ou resultar de doenças neurológicas ou hipertireoidismo. Qualquer que seja a causa do chulé, no entanto, o fato é que ele protagoniza episódios desagradáveis na vida de quem ainda não conseguiu se livrar do problema. Além das alterações hormonais, grandes responsáveis pelo surgimento do chulé na adolescência, outro fator que contribui para o mau cheiro dos pés é o uso constante do mesmo calçado. Jovens (especialmente meninos) são especialistas em escolher um tênis favorito, com o qual querem andar calçado o tempo todo. O uso de calçados fechados, sem arejamento, propicia o odor desagradável e as onicomicoses (micoses nas unhas). O uso freqüente de um mesmo tênis ou sapato faz com que este esteja sempre úmido, o que favorece a proliferação dos fungos e bactérias causadoras do chulé.
O calor, a umidade e a ausência de luz predispõem ao surgimento do mau cheiro nos pés. Também o corte inadequado das unhas, a permanência de esmalte velho sobre elas e unhas grandes também propiciam micoses e o temido chulé.
O suor excessivo propicia o desenvolvimento de doenças como dermatite, infecções por fungos e bactérias, além de problemas psicológicos e constrangimento social, pois geralmente é relacionado à falta de higiene, causando grande desconforto.
“Em relação aos pacientes portadores de hiperidrose o conceito de qualidade de vida se torna muito mais importante, já que o distúrbio da secreção da glândula sudorípara produz nos portadores um desconforto e efeito psicoemocional mais grave que as alterações físicas da própria doença”.

 Dicas para acabar com as bactérias que causam o odor:

 Por isso fique atento:
  • Uso de meias de algodão, devido à ótima ventilação que proporciona aos pés,troque todos os dias, ou mesmo mais de uma vez por dia.
  • Evitar o uso de Sapatos e tênis sem meias;
  • Sapatos de Plástico, Sintéticos aumentam o fedor;
  • Tentar usar mais couros, pois esses sim não ocasionam fedor;
  • Tentar não usar o mesmo sapato ou tênis todos os dias, colocá-los ao sol;
  • Talcos são excelentes para prevenção, nos pés e sapatos;
  • Não utilize calçados de outras pessoas nem empreste seus calçados. Afinal, os fungos podem passar de um pé para outro com facilidade.
  • Lave cuidadosamente os pés durante o banho e depois seque bem entre os dedos. Caso seus dedos sejam muito juntos, utilize um secador de cabelos.
  • Limpe cuidadosamente todos os seus sapatos e tênis para retirar vestígios de suor, poeira, fungos e bactérias que ficam neles depositados.
  • Consulte um podólogo ou dermatologista. A vantagem do podólogo é que se trata de um profissional especializado com os cuidados com os pés.
Então prevenção ainda é o melhor remédio!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário