Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Micose nas unha? Oque fazer ?

 Os nossos pés são indicadores da sua saúde, a condição geral das unhas dos pés pode ser indicativo do primeiro sinal de doença. Por exemplo, as unhas que se apresentam côncavas em vez de arredondadas sobre o leito ungueal (parte abaixo das unhas), podem indicar falta de ferro ou anemia (diminuição de glóbulos vermelhos). O aumento da espessura das unhas, ou a presença de irregularidades, podem ser indicativos de manifestações de psoríase, uma doença de pele.
As unhas dos nossos pés.
 A parte visível da unha mede 0.5mm de espessura e apresenta uma cor rosada, devido à profusão de capilares existentes por baixo dela. A unha cresce a partir da matriz, situada debaixo da pele. Um crescente branco chamado lúnula (meia-lua) está, freqüentemente, visível na base da unha, embora se encontre, por vezes, tapado pelo eponíquio (cutícula). As unhas das mãos demoram cerca de 6 meses a crescer da raiz até à ponta e as dos dedos dos pés cerca de 12 meses.


Anatomia da Unha
Quem é vulnerável aos problemas das unhas dos pés?
Todas as pessoas, de todas as idades, podem eventualmente ao longo das suas vidas sofrer de alterações ungueais. Muitos destes problemas são relativamente comuns. As unhas podem tornar-se espessas, quebradiças, curvadas, descoloradas, infeccionadas e irregulares. Em alguns casos a unha pode cair, e crescer uma nova unha. À medida que envelhecemos, a probabilidade de desenvolver patologia ungueal aumenta.
O que causa problemas nas unhas?
Os problemas ungueais podem ser causados por infecções fúngicas, bacterianas, infecções traumatismos (queda de objetos), alterações de crescimento ou mau corte ungueal. Traumatismos ungueais em associação a hematoma ou infecção podem causar deformidades permanentes.
Patologias comuns e o seu tratamento



 Unhas encravadas: São uns dos problemas mais comuns de patologia ungueal. È um estado doloroso, normalmente no halux (dedo maior), em que um ou ambos os bordos da unha se comprime contra a pele adjacente, o que dá origem a infecção e inflamação. A situação resulta geralmente do corte incorreto das unhas, da própria morfologia da unha (unhas curvadas para dentro), do calçado apertado ou de traumatismo repetido durante as atividades diárias (caminhadas, exercício físico).
Freqüentemente a dor pode ser provocada por presença de calosidade (pequeno calo entre a unha e o bordo do dedo (canal ungueal).
Na maioria dos casos a situação clínica, necessita unicamente de tratamento conservador (extração de espícula sem dor). Outros casos podem necessitar de um pequeno procedimento podológico.


Espessamento das unhas:
È uma alteração comum. Normalmente é o resultado de traumatismo sobre o leito ungueal (queda de objeto) ou infecção provocada por fungos. O espessamento das unhas é também um processo de caráter fisiológico inerente à idade.
Infecção Fúngica:
 Vulgarmente conhecida por onicomicose (micose); é uma infecção das unhas por fungos (dermatófitos, leveduras, fungos filamentosos não dermatófitos).
A micose não é nada menos que uma infecção causada por fungos, atrás de animais, solos, pessoas ou tesouras e alicates contaminadas. As unhas mais afetadas são as dos pés, pois a maior parte do tempo está dentro dos sapatos ou tênis, lugares esses que são úmidos ou aquecidos e escuros. A queratina é a substancia que forma as unhas e é o alimento dos fungos.
  • Descolamento da borda livre
  • Espessamento
  • Leuconíquia
  • Destruição e deformidades
  • Paroníquia (unheiro)
Como evitar a micose?
  • Não fique descalço em pisos que constantemente ficam úmidos como: saunas, vestiários, lavam pés e etc.
  • Fique atento com alguma mudança no pêlo de seus cães e gatos como: falhas ou descamações.
  • Use instrumentos de manicure esterilizados.
  • Não mexa com na terra sem luvas.


Paroníquia

Outras infecções:
 Causam inflamação da matriz (oníquia) e inflamação dos tecidos adjacentes à unha (paroníquia). Em pessoas com diminuição do sistema imunitário, estas alterações por vezes podem tornar-se complicações sérias, incluindo a expansão do processo infeccioso por toda a perna. O seu Podolólogo pode detectar estas alterações e aconselhar procurar seu médico.
Para a cura completa das onicomicoses (micose das unhas) são necessários em geral 4 a 6 meses, no caso das mãos, e 9 a 12 meses no caso dos pés.


Curiosidades:
A onicomicose (micose das unhas) é a doença mais comum nos adultos. Pelo menos cerca de 300.000 portugueses (3% da população) sofrem de onicomicose.
As pessoas de idade:
As pessoas de idade com alterações de circulação são susceptíveis à fragilidade das unhas. O espessamento das unhas e a secura da pele. Os problemas de mobilidade dos idosos, a falta de flexibilidade e os problemas de visão, incapacitam o corte ungueal correto, especialmente se estiveram deformadas. Os idosos devem recorrer ao tratamento Podogeriátrico regular, de modo a garantir um corte e tratamento correto das unhas.
Sinais de alarme:
  • Para prevenir as doenças das unhas é importante:
  • Cortar as unhas de forma reta, não arredondar os cantos da unha, para evitar o encravamento.
  • Utilizar um alicate de qualidade para o seu corte, não partilhar os instrumentos de corte, não cortar as unhas muito curtas.
  • Escolher calçado confortável e de qualidade, com tamanho apropriado aos seus pés.
  • Manter os pés sempre limpos e secos, especialmente entre os dedos, de modo a evitar a proliferação de fungos, que possam infectar as unhas.
  • Calçar meias de algodão, que evitem o excesso de transpiração.
  • Ter cuidado com locais favoráveis ao desenvolvimento de fungos: balneários, piscinas, jardins e duchas, evitando andarem descalço ou partilhar calçado ou toalhas.

 Corte Ungueal Correto:
Os Podológos são profissionais de saúde altamente qualificados e treinados para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias dos pés. Os programas continuados de educação e especialização da carreira garantem o melhor desempenho da sua função, de modo a prevenir problemas futuros, aliviar a dor e o ajudar a conseguir uma melhor mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário