Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Patologia das Unhas



Onicomicose (micose na unhas)
É o nome dado a uma infecção que acomete as unhas, causada por qualquer tipo de fungo. Os fungos mais freqüentemente implicados são de um grupo chamado de dermatófitos, que se alimentam de queratina, a “matéria-prima” das unhas.
A doença pode acometer qualquer unha, mas as do pé são as mais acometidas devido ao uso constante de tênis e sapatos, criando um ambiente úmido, escuro e aquecido, extremamente favorável ao desenvolvimento dos fungos.
A unha do primeiro dedo do pé (dedão) é geralmente, a primeira a ser acometida. A doença começa como uma mudança na coloração da unha (amarela, esbranquiçada ou amarronzada) primeiramente na ponta da unha, espalhando-se por toda a espessura da unha e depois em direção à cutícula.
•Descolamento da ponta da unha: é a mais freqüente.
•Espessamento: as unhas tornam-se endurecidas e grossas; pode se acompanhar de dor.
•Leuconíquia: manchas brancas na unha.
•Destruição e deformidade: a unha fica frágil e quebradiça, deformando-se.
•Paroníquia: nessa forma especial, o acometimento é na região do dedo ao redor da unha, que fica inflamada, avermelhada, inchada e dolorida. Isso leva alterações na forma da unha.
Em muitos casos, é que as pessoas não buscam atendimento por acharem que o quadro é normal, especialmente se as alterações são apenas de coloração e/ou espessura,o exame micológico é o utilizado para confirmar a infecção, em um paciente com quadro sugestivo, consiste na raspagem da unha acometida e análise do material em um microscópio.
Tratamento:
Em todas as formas de onicomicose é semelhante. Pode ser realizado sob a forma de medicação tópica, como cremes, soluções e esmaltes, ou por meio de medicação sistêmica tomada por via oral.  Apesar disso, o tratamento deve ser realizado, e pode ser modificado caso não haja resposta, até que se obtenha a cura.Somente o médico está habilitado a recomendar o uso de medicamentos.
Para que o tratamento seja bem sucedido, o fungo causador deve ser totalmente eliminado da unha. Isso requer que a unha doente seja totalmente substituída por nova unha saudável, o que depende do crescimento da mesma. Esse crescimento é bastante lento, sendo de aproximadamente 6 meses para as unhas das mãos e de até 12 meses para as do pé. O tratamento deve, então, ser mantido durante todo esse tempo. Caso os medicamentos sejam usados pelo tempo indicado, é possível obter-se bons resultados.
Em muitos casos, para aumentar as chances de cura, o médico junto com o podólogo indica uma associação de tratamento local e sistêmico (comprimidos). Essa conduta é obrigatória quando a infecção atinge a matriz da unha (base). A medicação por via oral é utilizada por cerca de 3 a 4 meses, enquanto a local é mantida durante todo o período de crescimento completo da nova unha.
Prevenção
A prevenção compõe-se, basicamente, de hábitos higiênicos.
• Não andar descalço em ambientes constantemente úmidos (vestiários, saunas);
• Levar animais de estimação ao veterinário caso seja observado alterações no pêlo, descamação;
• Evitar trabalhar com terra sem uso de luvas;
• Usar material de manicure próprio, ou esterilizado;
• Evitar ao máximo o uso calçados fechados, optando por aqueles mais largos e ventilados;
• Preferir as meias de algodão, que absorvem melhor a umidade dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário