Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

         Evite preconceito e saiba mais sobre psoríase!

                               
  Psoríase das unhas?
A psoríase das unhas tem um efeito significativo na qualidade de vida?
 As unhas são muitas vezes afetadas pela psoríase. Este tipo de psoríase é denominado "psoríase ungueal", ou psoríase da unhas. A psoríase das unhas afeta cerca de metade dos doentes com psoríase. As unhas das mãos são freqüentemente mais afetadas dos que as dos pés.
A rotura do processo de queratinizarão resulta numa aceleração da taxa de crescimento, o que altera o aspecto físico das unhas.
As unhas podem ser a única área afetada no início da psoríase, especialmente nas crianças, surgindo depressões nas unhas ou o esfarelamento destas. Devido à sua localização, a psoríase das unhas pode ser dolorosa.
As pessoas que têm psoríase durante vários anos estão, no entanto em maior risco de desenvolver lesões ungueais do que as que desenvolveram psoríase recentemente.
Quais são os sintomas da psoríase das unhas?
As unhas tornam-se mais espessas e na sua superfície surgem pequenos buracos, assemelhando-se à parede de um dedal.
Em muitos casos, a unha pode ser facilmente levantada do dedo (à separação da unha do sabugo denomina-se onicosquise).

Podem ser observadas outras lesões:
A pele por baixo da unha torna-se mais espessa (hiperqueratose subungueal), podem surgir linhas longitudinais ou transversais, podendo igualmente a unha torna-se descolorada com manchas amareladas ou de tom salmão. Por vezes a unha torna-se esbranquiçada e opaca; a isto se denomina leuconíquia. Em geral a unha pode tornar-se descolorada, frágil ou lascada.
As unhas podem ser totalmente desalojadas ou destruídas por esta condição.
A inflamação pode igualmente estender-se sob a unha e, neste caso, as lesões não estão em contacto com o ar, o que torna a cicatrização difícil.
A psoríase das unhas está sempre associada a outras lesões noutras partes do corpo?
 Por vezes a unha é o único local a sofrer as lesões, embora possam estar igualmente presentes lesões noutras partes do corpo. Crê-se que as pessoas com psoríase generalizada estejam mais propensas a desenvolver psoríase das unhas. No entanto, os doentes podem sofrem de psoríase grave das unhas sem terem outras lesões cutâneas graves.
 As unhas psoriáticas ficam infectadas com mais facilidade do que as unhas saudáveis?
 Quando a unha se descola do sabugo, a fenda resultante pode ser colonizada por bactérias e fungos que causam infecções. Esta é a razão porque as unhas devem ser mantidas escrupulosamente limpas e protegidas quando se executam tarefas manuais.
A psoríase das unhas pode ser confundida com outras doenças das unhas?
Existe um risco particular de esta ser confundida com onicomicose (infecção fúngica). Em caso de dúvida, apenas uma análise micológica permitirá um diagnóstico concreto. O médico poderá então prescrever o tratamento adequado.
Qual é a melhor forma de proteger as unhas?
Em primeiro lugar, deverá tentar manter as unhas o mais secas possível, uma vez que a umidade aumenta o risco de infecção. Deve realçar-se que os germes podem ser transferidos de outras partes do corpo através do ato de coçar.
Deve utilizar luvas de borracha ou de vinil quando precisa trabalhar com as suas mãos na água e, se qualquer coisa se meter debaixo da unha, deve ser removida com uma escolha macia em vez de se utilizar um objeto metálico pontiagudo.
Quando lava as suas mãos, deve secar minuciosamente as extremidades dos seus dedos com uma toalha de papel para absorver a umidade que se pode introduzir sob a unha.
As unhas não devem ser limadas?
Se a pele em volta da unha se tornar anormalmente inchada, o seu médico deverá verificar se a unha infectou.  
Podem pintar-se as unhas?
 A psoríase das unhas pode por vezes causar embaraço, especialmente quando a sua profissão implica o contato com o público. Pode usar uma base de verniz endurecido para preencher as depressões na superfície da unha e pintar com verniz de cor por cima. Pode igualmente usar unhas postiças, enquanto espera que a unha volte a crescer.
       Pontos chave !
  • Metade das pessoas com psoríase sofre alterações nas suas unhas.
  • A unha pode por vezes descolar-se com facilidade do sabugo, ficando salpicada de depressões, descolorada ou lascada.
  • A psoríase das unhas é desagradável à vista e pode causar embaraço.
  • É vital que cuide das unhas e que as mantenham curtas para limitar o risco de trauma e infecção.


Se tiver alguma dúvida procure imediatamente seu médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário