Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sempre informado!

               Problemas de Unha?
                       
     Um Importante avanço no Tratamento de Unha.
A Podologia ( terapia dos pés ) possui especialidades com técnicas avançadíssimas voltadas para o tratamento e correção das Onicopatias ( doenças das unhas ) dos pés. O maior exemplo disso é a Ortoniquia, uma técnica de grande eficácia, especialmente no tratamento da Onicocriptose (unha encravada ), Onicofose ( calo no canto da unha ) e Onicogrifose ( deformidade da unha ).
A Onicocriptose é motivada pela penetração de uma espícula ungueal (parte pontiaguda da unha ) na pele, causando fortes dores e formando um granuloma piogêncio ( espécie de carne esponjosa com pus ). No tratamento, é usada uma técnica podológica mundialmente aplicada, que consiste na remoção da espícula, aplicação de curativo com laser e cauterização do granuloma com produtos químicos e cimento cirúrgico.
 
No tratamento de Onicocriptose  tudo é feito para salvar a lâmina ungueal ( unha ). Mesmo porque apenas uma pequena parte da unha fica comprometida. O trauma e o sofrimento causados por uma técnica radical como a Onicoectomia (extração total da unha) não se justificam, já que em 90% dos casos ela não resolve o problema, tornando a causar os mesmos danos assim que a lâmina ungueal volta a crescer.
Na Onicogrifose , as unhas ficam involutas ou em telha, geralmente mais espessas que o normal. Elas também escurecem e costumam crescer muito mais rápido. Esta onicopatia ocorre com freqüência no hálux ( dedão ) e pode causar grande dor, com formação de onicofose ( calos no canto da unha ), sendo necessário a correção do formato e da trajetória de crescimento.  
 Localizada na lateral da unha, sob a prega periungueal, a Onicofose é uma resposta da pele a um atrito intenso que comprime apenas um ponto do sulco contra a lâmina. Surge com freqüência no hálux devido à pressão da ponta do segundo artelho ( dedo ) sobre a prega do hálux. O uso dos sapatos de bico fino facilita o surgimento desse tipo de calo, pois eles comprimem os dedos uns contra os outros. O tratamento consiste em retirar o calo.
Onicofose - Calo no canto da unha
Além dos sapatos de bico fino, calçados apertados, curtos, estreitos, com salto alto ou deformados também são causadores de diferentes tipos de helomas ( calos ). Da mesma forma, alterações ortopédicas congênitas ( pé cavo, pé plano ) e adquiridas ( metatarsalgia, joanete, dedo em martelo, etc. ) facilitam o aparecimento de calos. A cura definitiva dos helomas depende de dois fatores: o perfeito diagnóstico das causas e a colaboração do paciente.
Cuidados pra se ter em conta:
                 
1. As unhas devem estar sempre compridas o bastante a garantir a proteção das extremidades dos álices (ponta dos dedos). Seu corte deve ser quadrado, nunca se permitindo o corte da cutícula, que deverá ser apenas empurrada. Não sendo cortado, o seu crescimento, com o tempo, tenderá a estacionar. Ao contrário, funcionará com a poda nas plantas e crescerão cada vez mais fortes.
             
2. É importante se passar períodos sem pintar as unhas, para que possam respirar e se manter saudáveis.
          
3. Sempre que possível, devemos caminhar descalços e livres sobre terrenos irregulares. Jamais devemos deixar os pés fechados em sapatos apertados. Principalmente com as crianças esses cuidados deverão ser observados.
                       
4. A anatomia do calçado deverá ser examinada com o máximo cuidado e os já gastos - que perderam a forma primitiva - eliminados.
            
5. É importante não se usar o sapato por dois dias seguidos - eles também deverão ser arejados.
                       
6. Evite saltos muito altos e pontas estreitas. Nada de lava-pés muito prolongados. Eles são muito gostosos, dão alívio imediato, mas diminuem sua resistência.
                          
7. E, principalmente, não se descuide de qualquer dor, por pequena que seja. Nesse caso, é absolutamente importante a consulta a um especialista, pois os incidentes são graves e numerosos.
                             
8. Olhe para os seus pés, pense na importância que eles têm. Pequenos, em proporção ao corpo, e tão esquecida, representam o seu movimento, a sua liberdade e o seu direito de ir e vir. Respeite-os e, com certeza, será muito bem recompensada.
                      

Um comentário:

  1. Muito obrigado por ter escrito um material que esta me ajudando muito no meu portfólio,eu estou me formando em Podologia no Senac Presidente Prudente

    ResponderExcluir