Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quem é vulnerável aos problemas das unhas dos pés? Você sabe?

 
Todas as pessoas, de todas as idades, podem eventualmente ao longo das suas vidas sofrer de alterações ungueais. Muitos destes problemas são relativamente comuns. As unhas podem tornar-se espessas, quebradiças, curvadas, descoloradas, infeccionadas e irregulares. Em alguns casos a unha pode cair, e crescer uma nova unha. À medida que envelhecemos, a probabilidade de desenvolver patologia ungueal aumenta.
 
O que causa problemas nas unhas?
Os problemas ungueais podem ser causados por infecções fúngicas, bacterianas, infecções víricas (verrugas), tumorações subungueais, traumatismos (queda de objetos), alterações de crescimento ou mau corte ungueal. Traumatismos ungueais em associação a hematoma ou infecção podem causar deformidades permanentes.
                       
            Patologias comuns e o seu tratamento
Unhas encravadas: São uns dos problemas mais comuns de patologia ungueal. È um estado doloroso, normalmente do dedo maior do pé, em que um ou ambos os bordos da unha se comprime contra a pele adjacente, o que dá origem a infecção e inflamação. A situação resulta geralmente do corte incorreto das unhas, da própria morfologia da unha (unhas curvadas para dentro), do calçado apertado ou de traumatismo repetido durante as atividades diárias (caminhadas, exercício físico).
Freqüentemente a dor pode ser provocada por presença de calosidade (pequeno calo entre a unha e o bordo do dedo (canal ungueal).

Na maioria dos casos a situação clínica, necessita unicamente de tratamento conservador (extração de espícula sem dor). Outros casos podem necessitar de um pequeno procedimento cirúrgico, conduzido pelo seu Podólogo.
Espessamento das unhas:
È uma alteração comum. Normalmente é o resultado de traumatismo sobre o leito ungueal (queda de objeto) ou infecção provocada por fungos. O espessamento das unhas é também um processo de caráter fisiológico inerente à idade. O espessamento das unhas dos pés pode ser facilmente tratado, de forma indolor.
 
Traumatismo da unha:
A queda de um objeto pesado sobre a lâmina ungueal, assim como a avulsão da unha, pode levar à deformação permanente da unha. Um tratamento regular e indolor, incluindo a diminuição da espessura e alisamento da unha, contribui para a diminuição das complicações associadas à alteração do crescimento da unha.
Infecção fúngica:
Vulgarmente conhecida por onicomicose(micose); é uma infecção das unhas por fungos (dermatófitos, leveduras, fungos filamentosos não dermatófitos).
As infecções ligeiras provocam poucos ou nenhuns sintomas, manifestando-se inicialmente por uma alteração da coloração situada normalmente num dos cantos da unha (ponto amarelo) do dedo grande. Com o evoluir da situação clínica, torna-se amarela e grossa, podendo levar ao descolamento da unha, destruição parcial ou total da unha. As infecções fúngicas têm tendência a evoluir para a afetação de toda a lâmina ungueal. Em alguns casos a sobre  infecção por Candida albicans, também se manifesta, verificando-se uma inflamação dolorosa em redor das unhas (paroníquia).
 












Outras infecções: Causam inflamação da matriz (oníquia) e inflamação dos tecidos adjacentes à unha (paroníquia). Em pessoas com diminuição do sistema imunitário, estas alterações por vezes podem tornar-se complicações sérias, incluindo a expansão do processo infeccioso por toda a perna. O seu Podólogo pode detectar estas alterações antecipadamente e aconselhar um plano de tratamento adequado.

Os tratamentos disponíveis atualmente são eficazes e práticos. De acordo com a gravidade, recomenda-se  vários tipos de tratamento:

•Tratamento tópico: Antifúngicos tópicos. Após a aplicação na superfície da unha, penetram, destruindo diretamente o fungo.
•Tratamento oral: Antifúngicos em comprimidos ou cápsulas(recomendados pelo seu dermatologista).
•Tratamento com associação de antifúngicos orais e tópicos.
 Para um tratamento eficaz será necessário realizar consultas de Podólogo periódicas (mensalmente), a fim de melhorar a superfície da unha, para uma melhor penetração e disponibilidade da medicação tópica e oral no leito ungueal. O polimento e descongestiona mento da unha afetada, realizado pelo Podólogo, garantem a eficácia do tratamento.
Para a cura completa das onicomicoses (micose das unhas) são necessários em geral 4 a 6 meses, no caso das mãos, e 9 a 12 meses no caso dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário