Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

domingo, 24 de julho de 2011

Cuidados especiais com nossos idosos...

Ao fazer a higienização do idoso, pode ocorrer algum acidente.
Palestra aos idosos da cidade de São Fernando-RN
Então para evitar que ocorra: ficar atento os machucados na pele, devido à secagem inadequada; desgastes cutâneos por lavagem incorreta; ter resfriado por corrente de ar ou pela própria temperatura baixa; não usar álcool ou seus derivados, pois ressecam a pele.
Se for necessário aplicar hidratante a seguir. Ao secar o corpo dar atenção entre os dedos e as pregas da pele; usar toalhas limpas, secar e macias evitando o atrito ou se possível papel toalha macio, abraçando os dedos sem esfregá-los .
Incentivar o idoso a colaborar no banho conforme a sua capacidade e limite; diagnosticar precocemente possíveis problemas na pele; aproveitar o momento do banho para fazer curativo e correções na postura. O banho quente e demorado é prejudicial à pele, fazendo que fique mais ressecada, fina e sujeita a equimoses de contato.
No banheiro
Requer atenção aos objetos necessários na higiene e devem estar bem próximos: as roupas devem ser separadas e organizadas. O paciente ao ser despido deve ficar protegido com roupão.
O paciente não deve ficar sozinho no banheiro porque ele pode ficar tonto ou ter uma queda de pressão e cair. A cadeira de banho ajuda ao idoso no banho a ter maior conforto e mais segurança.
Cuidados com os pés
Ter mais cuidado com os pés, este costuma ter sérios problemas devido a mudanças circulatórias, deformidades ósseas, diabetes, ou outros problemas.
Deve-se lavar com água e sabão, secar bem principalmente entre os dedos; hidratar com cremes, óleos e sempre aplicar   hidrante nos locais calosos, como calcanhares;
Cuidar se houver micoses; cuidar das unhas mantendo-as cortadas, lixadas e limpas; as unhas devem ser cortadas semanalmente e retas. Observar a coloração dos pés e verificar se existem lesões cutâneas.
Qualquer alteração nas unhas procure um Podólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário