Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

domingo, 17 de julho de 2011

Endorfinas, o que é isso ?

Ótimo para o bem estar e para a saúde.

É comum ouvirmos os profissionais de educação física falar que os exercícios aeróbios promovem maior liberação de endorfinas e que isto é ótimo para o bem estar e para a saúde.
Mas afinal, o que são? Para que servem? O que tem a ver com exercício?
A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, acetilcolina e  dopamina (substâncias químicas utilizadas pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso, sinapses).
São substâncias naturais produzidas pelo cérebro, geralmente, em resposta à atividade física, visando relaxar,  preservar-nos da dor, e  aumentar a sensação de prazer. Esta sensação de euforia e bem estar é o que os pesquisadores demonstram ser o maior benefício trazido pelos exercícios em relação ao humor e estresse.
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontrados 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-Endorfina a mais eficiente, pois é esta que propicia o efeito mais eufórico ao cérebro.
Estes neurotransmissores promovem alívio de dores, bloqueio de algumas lesões, aumento da disposição física e psíquica, ampliação da resistência, estímulo ao sistema imunológico e muitos outros benefícios. Além disso, seus efeitos permanecem por algum tempo após o término da atividade física.
As sensações são tão boas que drogas foram criadas para mimetizar a ação das endorfinas, estas são conhecidas como morfina.



Portanto, fica registrado mais um motivo para se praticar atividade física regular. O que você está esperando?
Você está estressada Saiba o que fazer.
"A saúde e o prazer são para o homem o que o sol e o ar são para as plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário