Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

domingo, 18 de setembro de 2011

Como estar a saúde de seus pés neste inverno?


Cuidar  dos pés é sinônimo de preocupação com a saúde e bem estar físico. Depois de um bom tempo com os pés acostumados à folga proporcionada pelos calçados abertos, é no inverno que os germes aparecem, comprometendo a saúde, por isso cuidar dos pés, em qualquer estação do ano é sempre importante.
Não só no inverno, mas em qualquer época do ano, os pés merecem atenção especial.
No inverno, é natural deixar as sandálias e chinelos guardados e tirar do armário as botas e sapatos fechados.
Nas mudanças de estação, alguns cuidados devem ser observados, tanto com os pés quanto com os calçados. No inverno, por exemplo, os pés merecem atenção e cuidados especiais, pois ficam mais suscetíveis às patologias desta estação.

Além de cuidar da boa saúde dos pés, a escolha do calçado também é igualmente importante. Um bom calçado faz toda a diferença e para isso devemos ter alguns cuidados na hora da compra.
Como no inverno os sapatos fechados são mais usados, devemos prestar atenção e sempre optar pelo conforto. Sapatos muito fechados fazem com que os pés transpirem favorecendo o aparecimento de micoses.
Com o uso contínuo de sapatos fechados, muitos se esquecem dos cuidados que deixam os pés bonitos.

As unhas merecem grande atenção porque encravam e infeccionam com facilidade, e para acabar com isso basta cortá-las retas, não tirar os cantos e lixar para que não fiquem sob a pele.
Os cuidados incluem uma esfoliação semanal durante o banho para retirar as células mortas. As lixas  somente devem ser usadas a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês, em movimentos circulares.
Para ter pés saudáveis e sem complicações não só no inverno mas em qualquer época do ano, confira a seguir algumas dicas:
Dê preferência para meias de boa qualidade, que permitam que os pés respirem;

Seque e areje seus calçados após o uso, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. Não tente secá-los em fornos ou atrás da geladeira. Isso estraga os calçados e resseca o material, aumentando a possibilidade de lesões e diminuindo sua durabilidade;
Opte por calçados confortáveis, feitos com couro natural e forrados;
Hidrate-os com um produto específico, pelo menos uma vez ao dia, é muito importante. Lembre-se de não passar o hidratante entre os dedos para que não haja umidade; em vez toalha ,use papel toalha para secar bem essa região.
Ao usar saltos, o ideal é optar por plataformas e bicos mais largos, para amenizar os problemas recorrentes do seu uso;
Para pessoas com lesões neuropáticas (diabetes, hanseníase) é proibido o hábito de andar descalço;
Se perceber qualquer alteração nos pés, ou se eles apresentarem dores constantes, procure seu médico .

O  tempo ideal para ficar com o esmalte é de só uma semana. O tempo em que você fica de esmalte também interfere na saúde dos pés, pois começam a surgir manchas brancas(leoconíquia)  nas unhas quando estas ficam expostas ao esmalte por muito tempo. Isso ocorre porque ele cria um ambiente favorável a proliferação e desenvolvimento de fungos.
Para melhorar a saúde dos pés é necesssário sempre uma atenção especial. Massageando-os com óleo de amêndoas ou com creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.
Andar sempre calçado, por exemplo, evita o engrossamento da pele dos pés.
Usar tênis e meias mais macias, de preferência de algodão, além de absorverem melhor a transpiração, protegem os pés dos fungos e das bactérias causadores de micose e mau cheiro.
 Cuidados bem simples para não ter mais vergonha de tirar as botas ao final de um dia agitado
Consulte sempre um PODÓLOGO,para estar sempre em dia com a saúde de seus PÉS.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ao leitor.....

 

Há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros.
O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Meus pés estão rachados!O que eu faço?


     Quando vejo uma mulher calçando elegantemente um sapato fino com calcanhares à vista, o que primeiro me chama a atenção é a aparência dos mesmos que, geralmente, não condizem com o modelo de calçado do qual está fazendo uso.
É horrível ver rachaduras e pele desidratada aparecendo. Estarei comentando a seguir, essa podopatia (doença nos pés) que aparece em qualquer situação climática, seja calor ou frio.  dor e tato). A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para mais profunda, respectivamente.
Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação, a mesma tem uma reação de engrossamento (acúmulo de queratoses), que surge como defesa das camadas mais profundas, formando-se assim, calos ou calosidades. Das podopatia (doenças nos pés) uma das que mais se destaca no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele).

Diversas empresas e laboratórios têm pesquisado e vêm lançando produtos no mercado nacional com a proposta de auxiliar no tratamento das Fissuras Calcâneas e acelerar o processo cicatricial.

É comprovado que a utilização de produtos que mantém a hidratação na pele, auxilia na reparação tecidual. Se lembrarmos o fato de que 60% do organismo humano é composto por água, fica simples compreender a importância desses cremes para a reparação tecidual.


  Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes, e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos.
 Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos).  O aparecimento de rachaduras ocorre por varias causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas(uso de ácidos), lixas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias) etc.


 
Nas pessoas portadoras de diabetes, a desidratação é comum, uma vez que o diabético geralmente tem menor lubrificação natural que o indivíduo não-diabético, juntamente com diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica) o que pode causar úlcera, podendo chegar inclusive à amputação dos membros inferiores (pés e pernas) por desinformação sobre cuidados com os pés.

As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar.


Às vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor. 








 No tratamento a que submeto meus pacientes, faço a umectação local com emoliente - e em seguida procedo à remoção da queratoses (calosidade) fazendo uso de instrumental cortante e lixamento. Dependendo do diagnóstico, o paciente é encaminhado a especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia ou outras áreas médicas, pois assim poderá ser diagnosticada a causa das fissuras calcâneas. 

 Lembre se que fissura calcânea intensa por longo período, às vezes é sinal de doenças como diabetes, etc... Recomendo a mudança de hábito, se a causa for uso de calçado inadequado. Procure usar calçado adequado, controlando essas rachaduras com o uso diário do cremes específicos para fissuras e ressecamento da pele, hidratantes e cicatrizantes.  Para resolver seu caso, e não agravá-lo, consulte sempre um profissional devidamente habilitado em seu exercício profissional.

Trate-os com carinho...

sábado, 3 de setembro de 2011

Semana sem postagem?

Oi pessoal !
Passei para avisar que por motivos de saúde esse fim de semana não postarei.
Mas prometo que assim que melhorar estarei com mais dica e cuidados para a saúde dos seus pés.
Agradeço o carinho de todos.
Desejo um ótimo fim de semana!!