Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

domingo, 18 de setembro de 2011

Como estar a saúde de seus pés neste inverno?


Cuidar  dos pés é sinônimo de preocupação com a saúde e bem estar físico. Depois de um bom tempo com os pés acostumados à folga proporcionada pelos calçados abertos, é no inverno que os germes aparecem, comprometendo a saúde, por isso cuidar dos pés, em qualquer estação do ano é sempre importante.
Não só no inverno, mas em qualquer época do ano, os pés merecem atenção especial.
No inverno, é natural deixar as sandálias e chinelos guardados e tirar do armário as botas e sapatos fechados.
Nas mudanças de estação, alguns cuidados devem ser observados, tanto com os pés quanto com os calçados. No inverno, por exemplo, os pés merecem atenção e cuidados especiais, pois ficam mais suscetíveis às patologias desta estação.

Além de cuidar da boa saúde dos pés, a escolha do calçado também é igualmente importante. Um bom calçado faz toda a diferença e para isso devemos ter alguns cuidados na hora da compra.
Como no inverno os sapatos fechados são mais usados, devemos prestar atenção e sempre optar pelo conforto. Sapatos muito fechados fazem com que os pés transpirem favorecendo o aparecimento de micoses.
Com o uso contínuo de sapatos fechados, muitos se esquecem dos cuidados que deixam os pés bonitos.

As unhas merecem grande atenção porque encravam e infeccionam com facilidade, e para acabar com isso basta cortá-las retas, não tirar os cantos e lixar para que não fiquem sob a pele.
Os cuidados incluem uma esfoliação semanal durante o banho para retirar as células mortas. As lixas  somente devem ser usadas a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês, em movimentos circulares.
Para ter pés saudáveis e sem complicações não só no inverno mas em qualquer época do ano, confira a seguir algumas dicas:
Dê preferência para meias de boa qualidade, que permitam que os pés respirem;

Seque e areje seus calçados após o uso, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. Não tente secá-los em fornos ou atrás da geladeira. Isso estraga os calçados e resseca o material, aumentando a possibilidade de lesões e diminuindo sua durabilidade;
Opte por calçados confortáveis, feitos com couro natural e forrados;
Hidrate-os com um produto específico, pelo menos uma vez ao dia, é muito importante. Lembre-se de não passar o hidratante entre os dedos para que não haja umidade; em vez toalha ,use papel toalha para secar bem essa região.
Ao usar saltos, o ideal é optar por plataformas e bicos mais largos, para amenizar os problemas recorrentes do seu uso;
Para pessoas com lesões neuropáticas (diabetes, hanseníase) é proibido o hábito de andar descalço;
Se perceber qualquer alteração nos pés, ou se eles apresentarem dores constantes, procure seu médico .

O  tempo ideal para ficar com o esmalte é de só uma semana. O tempo em que você fica de esmalte também interfere na saúde dos pés, pois começam a surgir manchas brancas(leoconíquia)  nas unhas quando estas ficam expostas ao esmalte por muito tempo. Isso ocorre porque ele cria um ambiente favorável a proliferação e desenvolvimento de fungos.
Para melhorar a saúde dos pés é necesssário sempre uma atenção especial. Massageando-os com óleo de amêndoas ou com creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.
Andar sempre calçado, por exemplo, evita o engrossamento da pele dos pés.
Usar tênis e meias mais macias, de preferência de algodão, além de absorverem melhor a transpiração, protegem os pés dos fungos e das bactérias causadores de micose e mau cheiro.
 Cuidados bem simples para não ter mais vergonha de tirar as botas ao final de um dia agitado
Consulte sempre um PODÓLOGO,para estar sempre em dia com a saúde de seus PÉS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário