Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Meus pés estão rachados!O que eu faço?


     Quando vejo uma mulher calçando elegantemente um sapato fino com calcanhares à vista, o que primeiro me chama a atenção é a aparência dos mesmos que, geralmente, não condizem com o modelo de calçado do qual está fazendo uso.
É horrível ver rachaduras e pele desidratada aparecendo. Estarei comentando a seguir, essa podopatia (doença nos pés) que aparece em qualquer situação climática, seja calor ou frio.  dor e tato). A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para mais profunda, respectivamente.
Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação, a mesma tem uma reação de engrossamento (acúmulo de queratoses), que surge como defesa das camadas mais profundas, formando-se assim, calos ou calosidades. Das podopatia (doenças nos pés) uma das que mais se destaca no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele).

Diversas empresas e laboratórios têm pesquisado e vêm lançando produtos no mercado nacional com a proposta de auxiliar no tratamento das Fissuras Calcâneas e acelerar o processo cicatricial.

É comprovado que a utilização de produtos que mantém a hidratação na pele, auxilia na reparação tecidual. Se lembrarmos o fato de que 60% do organismo humano é composto por água, fica simples compreender a importância desses cremes para a reparação tecidual.


  Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes, e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos.
 Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos).  O aparecimento de rachaduras ocorre por varias causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas(uso de ácidos), lixas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias) etc.


 
Nas pessoas portadoras de diabetes, a desidratação é comum, uma vez que o diabético geralmente tem menor lubrificação natural que o indivíduo não-diabético, juntamente com diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica) o que pode causar úlcera, podendo chegar inclusive à amputação dos membros inferiores (pés e pernas) por desinformação sobre cuidados com os pés.

As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar.


Às vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor. 








 No tratamento a que submeto meus pacientes, faço a umectação local com emoliente - e em seguida procedo à remoção da queratoses (calosidade) fazendo uso de instrumental cortante e lixamento. Dependendo do diagnóstico, o paciente é encaminhado a especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia ou outras áreas médicas, pois assim poderá ser diagnosticada a causa das fissuras calcâneas. 

 Lembre se que fissura calcânea intensa por longo período, às vezes é sinal de doenças como diabetes, etc... Recomendo a mudança de hábito, se a causa for uso de calçado inadequado. Procure usar calçado adequado, controlando essas rachaduras com o uso diário do cremes específicos para fissuras e ressecamento da pele, hidratantes e cicatrizantes.  Para resolver seu caso, e não agravá-lo, consulte sempre um profissional devidamente habilitado em seu exercício profissional.

Trate-os com carinho...

16 comentários:

  1. meus pes estao rachados de uns dois anos pra ca n sei mais q fazer,as vezes ate sangra antes eram so rachaduras agra fica com fissura estou acima do peso acredito q isso agravou. muito boa essa informacao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josiossampaio pelo seu relato o bom mesmo sera você passar por uma avaliação com um podólogo para inicia um tratamento para as fissuras e assim ele poderá te aconselhar o melhor p seu caso,espero te ajudado.
      Att: Josy

      Excluir
    2. Olá Josiossampaio pelo seu relato o bom mesmo sera você passar por uma avaliação com um podólogo para inicia um tratamento para as fissuras e assim ele poderá te aconselhar o melhor p seu caso,espero te ajudado.
      Att: Josy

      Excluir
  2. OLHA JOSIOSSAMPAIO,PRA COMEÇAR ROCURAR UM PODÓLOGO PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES E ASSIM INICIAR UM TRATAMENTO,MAS NÃO SE PREOCUPE POIS FISSURAS TEM CURA TA,O IMPORTANTE É NÃO USAR MAIS LIXAR E ABUSAR DO HIDRATANTE(ESPECÍFICO PARA PÉ)E COM VISITAS REGULARES AO SEU PODÓLOGO .BOA SORTE

    ResponderExcluir
  3. Oi o meu nome é Ana Carolina o meu pé começou a rachar já faz um tempo, mas além de rachar ele descasca muito e eu não sei mais o que fazer, já passei uma receita de melhoral, cremes, lixa e continua assim descascando e rachando me ajuda, eu ando descalço, mas agora uso meias para amenizar o dano. Por favor me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ANA,as fissuras tem vários fatores que pode ocasiona-las,mas para começar suspenda essas receitinhas caseiras que nada fazem efeitos, como também as lixas,as lixas agridem seu corpo aumentando mais ainda as fissuras ,o melhor é abusar dos hidrantes apropriados para os pés e procurar ajuda de um PODÓLOGO mais próximo ,assim ele irá te ajudar com tratamentos como laser e com hidratações,espero ter te ajudado.
      Com carinho JOSY PODÓLOGA

      Excluir
  4. Oi o meu nome é Fabricio lei da silva o meu pé começou a rachar já faz um tempo, mas além de rachar ele descasca muito e eu não sei mais o que fazer, já passei uma lixa e continua assim descascando e rachando me ajuda, eu ando descalço, mas agora uso meias para amenizar o dano. Por favor me ajuda estranho que e um pé só!

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fabricio como eu falei para nossa colega,as fissuras tem vários fatores que pode ocasiona-las,mas para começar suspenda a lixa,elas agridem seu corpo aumentando mais ainda as fissuras ,o melhor é abusar dos hidrantes apropriados para os pés e procurar ajuda de um PODÓLOGO mais próximo ,quanto ao descamamento é melhor procurar um dematologista e fazer um exame detalhe ,quanto as fissuras o podólogo pode te ajudar com tratamentos como laser e com hidratações,espero ter te ajudado.
      Com carinho JOSY PODÓLOGA

      Excluir
  5. 'Oii meu nome é Carol meus pés racham muito ja usei de tudo hidratantes pros pés,pomadas cicatrizantes,pomada que eu pedi pra fazer na farmácia aqui do meu bairro mais nada adianta ,comecei a usar sapato fechado mais só piorou chego até sair sangue não sei mais oque eu faço fico muito chatiada por não poder colocar sandálias, eu tenho vergonha é muito feio todos falam que é relaxo da minha parte mais não é tenho só 15 anos... eu acho que eu estou usando os remedios errados.Me ajuda Por Favor :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,olha existe agravantes para os pés ficarem assim,você usa lixa?se usa tai um dos principais vilões dos pés,seu organismo entende que eles estão sendo agredidos com a lixa ,e manda para o local queratina em excesso assim formando as rachaduras,me mantenha informada pelo email ou se preferir me mande fotos josyjms@hotmail.com

      Excluir
  6. meus pés ñ estão com fissuras só estam grosso e descascando o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenna,para saber de mais detalhes me mande fotos para meu email assim poderei analisar um pouco melhor,mas procure fazer uma boa hidratação ou se poder visitar um podólogo ,assim ele fará um desbaste e poderá dar uma avaliada ,devido essa descamação que não é normal.Com carinho josy....josyjms@hotmail.com

      Excluir
  7. Ola meu nome é Eunita meus pés rachaõ muito e fica todo descascado e quando uso sapatos fechado fica bem inchados os dedaõ e como doi

    ResponderExcluir
  8. ola,estou com os pes super rachados,inclusive tem um que abriu demais e estava doendo ao pisar,passei mertiolate e pomada nebacetin e também estou com micose nas unhas,isso faz 2 meses esta horrível meu pe,ele não era assim andava de sandália direto,hoje so uso sapato com vergonha.será que pode ser cândida pois uso direto inclusive fico descalça,preciso marcar uma consulta urgente!!! qual o seu endereço,quanto e a consulta ???

    ResponderExcluir
  9. Meu pé descasca muito não sei pq não tenho ácido úrico o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Josy.Meus pés são muito grossos desde muito nova,mas desde a gravidez do meu segundo filho(há dois anos e meio) piorou muito.Eu passei numa dermatologista e ela me receitou um creme manipulado com urol e me deu essa dica de dormir de meias,mas msmo assim o problema está se agravando pq agora está descascando tbm e tem um lugar sempre racha ai eu cuido sara mas depois de um tempo racha de novo.O que eu faço?????
    Ah o meu pai a vida inteira tbm teve problemas com os pés muito grossos e com rachaduras.Isso é genético???

    ResponderExcluir