Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como os calos surgem?

Os calos têm origem de calçados apertados, de bico fino, estreito, curto, salto alto e deformado. Distorções dos dedos ou do metatarso, por alterações congênitas (pé cavo, pé plano) ou adquiridas (joanete, dedo em martelo, queda do metatarso).


 TIPOS DE CALOS
Formam-se como uma tentativa de proteção do nosso corpo,é  uma camada extra de pele que se forma em locais sob constante fricção ou pressão devido a situações como: Sapatos apertados, atividades que colocam pressão sobre os pés, as mãos ou os joelhos. 
Calos Milliar:
São numerosos quando na planta dos pés ou calcanhar, no peito do pé costumam ser únicos. Habitualmente pequenos, duros, profundos e indolores. Eles causam acidez atuando na pele seca, atrito de costura de meias, cordões de calçados. O calo miliar deve ser tratado com cremes de base gordurosa (loção cremosa) em dias alternados, palmilhas para diminuir o atrito no calcanhar ou plantas dos pés.
Calos Duros:

É encontrada no dorso dos dedos ou plantas dos pés, a pele é brilhante e lisa; e quando cortada encontra-se o núcleo na parte mais dura da lesão. Este núcleo é a causa da dor. A pele em excesso e dura faz pressão nos nervos sensoriais da região, produzindo dor. O calo duro reaparece sempre, se houve dilatação permanente dos vasos sanguíneos. Caso a causa do calo seja removida, este não reaparecerá.

            Calos Moles:
Localizam-se entre os dedos ou metatarso e são macios (como o próprio nome diz), úmidos e esbranquiçados pela ação macerante (desfazer a pele) do suor, são pequenos sensíveis. Os calos moles causam alterações nas posições dos artelhos ou metatarsos, transpiração muito ácida.

Este é  o preço que pagamos por negligenciarmos nossos pés. Os calos são muito semelhantes, diferindo apenas quanto ao local de acometimento,se desenvolve nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos e na pele entre os mesmos. São duros, sensíveis ao toque e arredondados. Em seu centro pode se formar um pequeno ponto claro,que chamamos de  núcleo. As calosidades se formam em qualquer parte do corpo que esteja sob constante pressão ou fricção. São freqüentes no calcanhar, planta do pé, mãos e joelhos. São espessamentos da pele planos e indolores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário