Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Unhas fracas?Pode ser SUF.... SUF?

 
A síndrome das unhas frágeis e a queixa mais comum, caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais. Afeta quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres. Clinicamente se manifesta com onicosquizia e onicorrexe - distúrbios nos fatores de adesão inter celular se manifestam como a primeira, ao passo que as alterações da matriz apresentam-se com onicorrexe.Mesmo sendo  tão usual e afetando os pacientes de maneira tão  importante no seu cotidiano.O tratamento das unhas frágeis avançou pouco nas últimas décadas .
Para a maioria dos pacientes com SUF o incomodo  é primordialmente cosmético,mas muito também se queixam de dores,além de dificuldade nas atividades  cotidianas.
Os fatores  patogênicos envolvidos na SUF  atuam basicamente sobre  algumas variáveis responsáveis pela consistência da lâmina ungueal  e pela adesão inter celular.A estrutura das fibrilas de queratina , as proteínas  associadas a queratina  e o desmossomos garantem as caracteríasticas primordias de consistência,brilho e resistência das lâminas.
Fatores  químicos ou mecânicos que prejudicam essa estrutura porém determina as lâminas frágeis ,além  é claro ,de moléstias sistêmicas.
Diagnóstico Diferenciado
Várias moléstias  podem ser representativas  no diagnóstico diferencial da SUF. Talvez a psoríase, o líquen plano,onicomicose e o eczema sejam as de maior importância.
Na psoríase  até 50% dos pacientes  tem alguma patologia ungueal ,sendo  a maioria  dos dedos acometido,o que também é comum  na SUF.Em ordem de freqüência decrescente ,os sinais  mais importantes  da psoríase ungueal são as depressões ungueais ,onicólise,   hiperceratose subungueal,descoloração do corpo da lâmina,superfície ungueal irregular,paroníquia aguda.
Tratamento
Muito embora não existam estudos que comprovem o impacto na estética SUF,sobre os pacientes ,todos os clínicos  que lidam com a psoríase  ou onicomicose  reconhecem o transtorno  que sua alteração  causam  para a auto estima dos pacientes .
A escolha  terapêutica nos doentes com SUF vai depender  da predominância de onicosquizia ou onicorrexe.Em todas as formas do SUF,a aplicação de emolientes  nas lâminas é válida, particulamente  aqueles  que contém fosfolipídios  e alfa-hidroxiácidos.Agentes fortalecedores  ungueais  podem ser  úteis,mas devem ser usados com cautela e sob orientação médica.
O formaldeído, por exemplo, pode piorar as lâminas frágeis, além de ser uma causa importante  de dermatite de contato.
Procure ajuda sempre ao profissional da área DERMATOLOGISTA.
COSTA IMC,NOGUEIRA LSC,GARCIA PS,SÍDROME DAS UNHAS FRÁGEIS,AN.BRAS.DERMATOL.2007;82(3)263-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário