Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cuidados específicos e especiais para pacientes com DIABETES..

Aproximadamente 15% de todos os pacientes diabéticos irão desenvolver uma ou mais úlceras do pé na evolução de sua doença, sendo que provavelmente 10% desses pacientes poderão necessitar de uma amputação importante da extremidade inferior. Considerando-se, o grande número de diabéticos e sua crescente incidência na sociedade moderna, pode-se imaginar a extensão do problema.
Os pés podem sofrer lesões que decorrem de complicações do diabetes mellitus: a neuropatia diabética (alterações nos nervos periféricos), os problemas circulatórios (micro e macroangiopatia diabética) e a infecção.
O menor fluxo sangüíneo proporciona a formação de feridas que se infeccionam e são de difícil cicatrização (úlceras de perna), podendo atingir até a gangrena. Muitas vezes, a perda da sensibilidade (causada pela neurite diabética) e a visão deficiente (provocada pela retinopatia diabética) fazem com que o paciente não perceba que seu pé está com feridas e úlceras.
A microangiopatia e a neuropatia fazem com que o diabético esteja mais predisposto à infecção do que outras pessoas devido à má oxigenação dos tecidos decorrente da circulação sangüínea deficiente e diminuição das defesas protetoras.
Devido à sensibilidade diminuída, como que anestesiado por causa da neuropatia. A infecção no pé pode invadir facilmente os tecidos vizinhos atingindo também os ossos levando à osteomielite, causando deformações ósseas.
A formação de calosidades, comum nas partes de maior pressão na planta (sola) do pé ou do dedo, comporta-se como corpo estranho provocando esmagamento do tecido subcutâneo com extravasamento de sangue. Isto forma um meio de cultura que facilita o crescimento de bactérias que irá evoluir para um abscesso.
O profissional especializado no tratamento dos pés inclui no estudo, a avaliação sensorial táctil, vibratória, pressórica e de dor térmica, assim como, o estudo do fluxo arterial para os pés (com doppler) e a identificação de pontos de pressão anormais
                                    Prevenção
Para prevenir lesões nos pés, o paciente diabético deverá:
• Manter os pés limpos e secos;
• Não usar sapatos e meias apertados;
• Não utilizar material cortante nos pés;
• Não andar descalço;
• Não lavar os pés com água quente;
• Passar loção hidratante nas pernas e pés;
• Não usar esparadrapo diretamente sobre a pele;
• Não utilizar bolsa de água quente.
O paciente com diabetes mellitus precisa realizar um auto-exame cuidadoso do pé diariamente com ênfase para a região abaixo do calcanhar. Se o paciente tiver dificuldade de enxergar, deve pedir a ajuda de alguém para que o ajude a fazer a inspeção cuidadosa do pé e informar sobre a diminuição ou perda da sensibilidade, a presença de calosidades e feridas.
 Qualquer  alteração nos pés procure  um médico e tenha  um sempre um acompanhamento podológico!!
Prevenção é o melhor remédio,pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário