Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Você estar em dia com seus pés neste verão?

Confira algumas dicas que vão manter seus pés longe dos problemas no calor
Basta que a temperatura suba alguns graus que já bate aquela vontade de aposentar as botas e comprar aquela sandália linda para exibir nossos pés. Seja no clube, no shopping, no bar, na piscina ou na praia, é preciso estar com os pés em dia e saudáveis para poder aproveitar bem o calor.
 Fazendo os pés em casa ou na pedicure
Fazer os pés não é lá uma tarefa muito simples, e o recomendado é que calosidades e unhas encravadas, por exemplo, sejam tratadas por um profissional adequado como o  podólogo. Mas em casa ou na pedicure, você pode tomar algumas medidas básicas.
Um ritual que pode ser feito toda semana ou a cada quinze dias: mantenha sempre as unhas dos pés curtinhas. Além de ser muito mais bonito, é mais saudável também.
 Evite lixar a sola dos pés. Você pode esfoliar a área, com mais vigor nos calcanhares, e ter um efeito mais duradouro. Use um esfoliante específico para os pés e depois hidrate. Você vai ver a diferença.
E a cutícula? Muitas mulheres e até mesmo manicures têm mania de cutucar muito as cutículas e unhas, e isso acaba tirando a proteção natural dos pés. “As unhas dos pés e as cutículas têm uma função muito importante, pois são elas que nos protegem de agentes nocivos à saúde, como micoses, pressão de calçados apertados, sudorese, entre outros”.“Pedicures não são as profissionais mais adequadas para cuidar de unhas encravadas, e não são poucos os casos de unhas inflamadas causadas pela própria paciente ou por uma pedicure que tentou cortar uma pele infeccionada e piorou o caso.
 Caso sinta dor ou perceba uma pelezinha incomodando, corra para uma clínica de podologia: nunca cutuque ou deixe cutucarem uma unha ou pele doente. Pode piorar, e muito.
Cuidados com a pele dos pés.
Com alguns cuidados simples com a pele dos pés, que fazem toda a diferença na saúde e na beleza do local.
Durante o banho, esfregue os pés com uma escovinha macia para retirá-la células mortas. Depois, ao enxugar os pés, seque muito bem a área entre os dedos (importante: não esfregue)! Assim, você vai se prevenir contra micoses e frieiras. Se você transpira em excesso, uma dica é secar os pés depois do banho usando um secador de cabelos.
A hidratação deve ser diária. “De preferência, no fim do dia, para que o produto dure mais”.O hidratante deve ser específico para pés ou, caso não tenha, um creme para as mãos. Tenha em mente que um hidratante comum não hidrata a pele dos pés como é necessário.
Caso você note qualquer mudança na cor ou no formato das unhas, não bobeie: procure um podólogo, que é o profissional especializado e vai poder avaliar o problema. Em caso de calosidades ou unhas encravadas ou doloridas, a mesma coisa. “Cutucar” não vai adiantar, e muito provavelmente vai piorar o problema.
Pés de verão
No verão, além de todas as recomendações de esfoliação e hidratação, você ainda precisa prestar atenção em outras questões.
Quando for comprar calçados, compre sempre no fim do dia, porque principalmente no calor os pés já estão inchados e você vai poder sentir melhor se o calçado é confortável pra você.
Outra dica: “Tente não usar o mesmo calçado todos os dias. Meias de algodão são as melhores, pois retêm menos a transpiração. Se for usar calçado fechado, aplique algum talco ou spray antes de sair de casa”.

“Fazer os pés com um especialista mensalmente ajuda a manter seus pés mais saudáveis. O podólogo poderá te orientar com relação a calos, corte correto das unhas e limpeza.” Caso seu problema sejam micoses ou fungos, o melhor é consultar um dermatologista, para que você se submeta ao tratamento apropriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário