Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Até os 9 anos é comum ter "pé chato"?


A doutora em biomecânica e professora da Universidade de São Paulo (USP) participou do Bem Estar desta quarta-feira (31) ao lado do preparador físico José Rubens D'Elia e conversou com o G1 na sequência do programa para responder às dúvidas dos telespectadores e internautas.
Isabel falou mais sobre joanete, cujo principal responsável são sapatos de bico fino. Na sequência, a especialista comentou sobre esporão e ressacamento dos pés, problema contra o qual ela deu dicas de hidratação.
A doutora em biomecânica também destacou os benefícios de andar descalço e relaxar. Caminhar sem calçado, porém, exige um corpo preparado para evitar dores nos pés, joelhos, quadril e coluna. Areia e grama são duas superfícies boas para andar descalço, disse Isabel.
Usar sapato grande não aumenta o tamanho dos pés, mas o contrário – optar por modelos apertados – pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento dessa estrutura. A professora da USP explicou que as opções vendidas no mercado são geralmente baseadas em padrões americanos ou europeus, o que pode dificultar a vida dos brasileiros, que costumam ter pés mais largos e dedos mais compridos e esparramados.
Quem tem diferença de tamanho de pés pode comprar sapatos maiores, que caibam no maior, e usar uma palmilha no outro. Segundo Isabel, é normal ter esse tipo de assimetria, que ocorre em todo o corpo humano.
Usar meia fina com uma sapatilha ou outro sapato feminino pode ajudar a evitar calos e bolhas, disse a especialista. Já na hora de comprar um calçado, ela recomendou experimentá-lo bem na loja antes de levar.
A doutora em biomecânica afirmou, ainda, que é possível corrigir uma pisada torta, para dentro (mais comum em "pé chato") ou para fora (frequente em pés com curvatura acentuada), e reaprender a andar. Se esses problemas não forem tratados, porém, a pessoa pode desenvolver problemas na coluna.
Até os 9 anos de idade, é mais comum ter um pé mais plano. De acordo com Isabel, estudos mostram que a bota ortopédica é um "crime" contra os pés e não devem ser usadas.
Em seguida, ela falou sobre os efeitos cumulativos do salto alto. Por fim, Isabel esclareceu qual é o tênis ideal para caminhar, que deve ter um amortecedor de 2 a 3 centímetros, uma língua comprida, ficar mais livre na amarração, uma palmilha que contorne o arco do pé e ser arejado. A melhor meia é a de algodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário