Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Trauma pode atingir o trilho das unhas e provocar ondulações


O sucesso do programa sobre unhas na semana passada foi tanto, que o Bem Estar desta quinta-feira (15) voltou a falar sobre o assunto. A dermatologista Márcia Purceli e a pediatra Ana Escobar explicaram porque, na terceira idade, as unhas ficam grossas, quais cuidados devemos ter com uma unha solta e o que um trauma (como uma batida) pode provocar.
Além disso, você viu os cuidados que as grávidas precisam ter no tratamento de micose e como cortar a unha do bebê para evitar encravamentos. As médicas também destacaram a importância da carne vermelha – que contém ferro, zinco, proteínas e vitaminas B12 – para o fortalecimento das unhas.
A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz, e tem microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina. É aí que acontecem ondulações ou outras deformidades. Se elas não saírem em um ano, provavelmente serão permanentes.
Unhas vale este (Foto: Arte/G1)
Quando a unha sofre um trauma, a parte que mais dói é a matriz. Mas não são todos os traumas que formam um hematoma. Muitas vezes, a pancada torna a unha branca e a descola.
Hematoma subungueal é quando há acúmulo de sangue embaixo da lâmina ungueal após um trauma. É diferente de uma mancha preta, porque ela não compromete a unha inteira. O hematoma normalmente é absorvido pelo organismo e vai subindo junto com o crescimento, até desaparecer.
Melanoníquia estriada são manchas acastanhadas que aparecem em mais de uma unha. Normalmente, é um problema genético, benigno, e mais comum em pessoas negras.
Onicogrifose é quando a unha fica muito grossa. O problema pode ser causado por micose, mas também é comum e natural surgir em idosos, porque durante o envelhecimento a matriz ungueal deixa de ser oxigenada como deveria, ou seja, o oxigênio não é suficiente para manter a circulação vascular correta, e a unha chega a ficar torta.

As unhas dos pés e das mãos são iguais. Muitos acham que as dos pés são mais grossas, mas é apenas impressão. Quem tem a unha dos pés soltas ou tortas por causa de um trauma deve usar antissépticos nos sapatos para evitar fungos. É importante também deixar os pés no sol e lavar bem as meias, que devem ser de algodão.
No caso dos bebês, unhas encravadas são muito comuns e geralmente de origem genética. É recomendável fazer uma compressa com água morna para provocar a vasodilatação. Se estiver inflamado, com pus, procure um médico.
Grávidas não podem fazer nenhum tratamento de micose via oral. Somente são permitidos tratamentos tópicos (na pele), sob recomendação de um profissional.
Unhas soltas jamais devem ser arrancadas, porque deixarão exposto o leito ungueal, que tem uma pele muito fina e sensível. A unha solta serve como um curativo natural. O ideal é esperar que uma nova cresça para retirá-la.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite que bases fortalecedoras tenham uma quantidade muito pequena de formol em sua composição. Para secar as unhas, tanto faz usar óleo ou spray. A única diferença é que o spray pode causar alergia na pele, já que é impossível passá-lo somente sobre as unhas.
Como tirar mancha de esmalte da parede
Para remover manchas de esmalte da parede, a consultora Nalva Alves ensina a umedecer um algodão com acetona ou removedor de esmaltes e passar somente no local da mancha, com o tecido ainda seco. Com um papel-toalha, retire o excesso do produto, do lado oposto ao da mancha.
Tecidos coloridos soltam tinta e podem ficar esbranquiçados. Já em tecidos brancos, o resultado é melhor, e a mancha pode desaparecer por completo. Esse processo não deve ser feito em tecidos sintéticos, porque pode queimá-los. A consultora também diz que removedores de tinta conseguem tirar o esmalte da parede.
Calos e cutículas (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário