Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

domingo, 18 de março de 2012

INFORMAÇÕES! SOBRE DIABETES

            Entenda melhor o diabetes
                  Entenda melhor o diabetes                  Evite complicações



Dizer que uma pessoa tem diabetes é o mesmo que dizer que ela tem uma quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado. Aparentemente isso pode não explicar muito, mas acontece que o excesso de açúcar e as alterações hormonais que o acompanham costumam agredir os vasos sanguíneos e alguns dos principais órgãos do nosso corpo.
A pergunta que logo vem à mente, então, é: por que essas pessoas acumulam quantidade maior de açúcar no sangue? A resposta está ligada a um hormônio bastante conhecido: a insulina.
Para entender melhor, imagine que você esteja dirigindo e seu carro começa a falhar. No painel, uma luz indica que é preciso reabastecê-lo. Após encher o tanque, o automóvel volta a funcionar. Agora pense na mesma situação acontecendo com o seu corpo. Assim como o veículo, a máquina humana precisa de combustível para entrar em ação. Se faltar gasolina, o organismo sofre as conseqüências. Nosso combustível é a glicose (açúcar) retirada dos alimentos, que produz a energia necessária para sobrevivermos. Da mesma forma que a gasolina necessita de uma mangueira para ser colocada no tanque, a glicose precisa da insulina, hormônio fabricado no pâncreas que facilita a entrada do açúcar nas células. Só que para quem tem diabetes esse mecanismo não funciona assim. Quando o organismo não produz, produz insuficientemente ou não processa a insulina de forma adequada, a glicose não consegue chegar dentro da célula. Parte dela é eliminada na urina e o restante vai se acumulando no sangue, tornando-se tóxica e podendo levar a uma série de conseqüências.                 
Podemos evitar as complicações do diabetes de um modo geral?
É claro que sim. Apesar de seu nível de agressividade, as complicações, no longo prazo, ocorrem geralmente quando se permite que os níveis de glicemia fiquem constantemente altos, durante muitos anos.
 Portanto, essas complicações podem ser prevenidas quando o problema é detectado a tempo e se for dada uma atenção toda especial ao controle de peso, às atividades físicas e à alimentação.
Muitas vezes, o pré-diabetes ou o diabetes tipo 2 apresentam sintomas discretos. Assim, o diagnóstico pode ser feito somente após muitos anos do seu verdadeiro início.
Não existe fórmula mágica para controlar o diabetes, mas uma das principais recomendações é adotar dieta equilibrada e praticar exercícios aeróbicos com regularidade.
Um dos grandes temores de quem é recentemente diagnosticado com diabetes é que a partir daí terá de viver sob restrição. Fique calmo. Logo você vai descobrir que, na verdade, poderá comer praticamente tudo de que gosta e a chave do mistério é, tão somente, moderação.
Para isso, entretanto, é recomendável fazer um plano alimentar junto com seu médico e com um nutricionista que vai ajudá-lo a descobrir quantas calorias você pode ingerir, quantos carboidratos pode consumir em cada refeição, que combinações de nutrientes pode e deve fazer e, além de tudo, como você deve lidar com sua medicação em função de sua alimentação.
De antemão, saiba que - qualquer que seja o plano desenhado para o seu caso - a alimentação recomendada à pessoa com diabetes é a mesma que todos, com ou sem diabetes, deveriam adotar: mistura equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, com ênfase em verduras, frutas, legumes, carnes magras, grãos integrais. É desaconselhável o excesso de doces, álcool, refrigerantes, frituras e gorduras de origem animal.
Dez passos para uma alimentação saudável
Confira abaixo, um resumo das dicas da cartilha "Dez Passos para Uma Alimentação Saudável", do Ministério da Saúde, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, entre outras instituições.
1º passo: estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 ou 6 refeições diárias.
2º passo: consuma tipos variados de verduras, legumes e frutas - prefira sempre aqueles de coloração intensa, como os verdes escuros e amarelos.
3º passo: escolha alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, legumes, feijão, cereais integrais (arroz e pão integral) e farinhas (aveia, trigo).
4º passo: evite alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.
5º passo: consuma pouco sal de cozinha; evite alimentos com alto teor de sal. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha, orégano) ou limão, para tornar as refeições mais saborosas.
6º passo: diminua o consumo de gordura.
7º passo: evite o fumo e as bebidas alcoólicas
8º passo: beba muita água!
9º passo: mantenha um peso saudável.
Parte superior do formulário
Peso: (em Kg - Ex.: 80)
Altura:
(em m - Ex.: 1,80)  
Parte inferior do formulário
Categoria
IMC
Abaixo do peso
Abaixo de 18,5
Peso normal
18,5 - 24,9
Sobrepeso
25,0 - 29,9
Obesidade Grau I
30,0 - 34,9
Obesidade Grau II
35,0 - 39,9
Obesidade Grau III
40,0 e acima
 10º passo: procure ter uma alimentação saudável e uma atividade física regular e moderada.
A alimentação saudável não tem grandes segredos: é aquela que atende às necessidades de nutrientes de que o organismo precisa, sendo variada, saborosa e baseada em alimentos naturais, respeitando a cultura alimentar da região.Comer deve ser sempre um prazer, associado à convivência familiar e social!Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a saúde física e mental. O lazer, o prazer e o movimento são importantes para um viver saudável.
A atividade física e uma alimentação saudável são fundamentais para a saúde e a qualidade de vida, em qualquer fase da vida.Para pessoas com diabetes, hipertensos e obesos, esses elementos devem se tornar um hábito: procure fazer algo agradável no dia-a-dia, se possível diferente do seu trabalho. Atividades recreativas junto com a família e amigos melhoram a qualidade de vida e o seu desempenho, seja no trabalho ou em casa.
Converse com seu médico, seu nutricionista e seu educador físico para discutir sua alimentação e a melhor atividade física para você. Não existem dietas prontas adequadas ao portador do diabetes, que deve ter sua orientação nutricional definida individualmente, levando em conta fatores como idade, sexo, peso, tipo de atividades e de medicamentos, além de metas e objetivos a serem atingidos.
Pés Diabéticos?Como evitar....

 Pé Diabético: Avaliação da Evolução e Custo Hospitalar de Pacientes Internados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.
Mauro H.S.A. Milman Cristina B.M. Leme 
Danilo T. Borelli
Fábio R. Kater
Elizabeth C.D.C. Baccili
Rita C.M. Rocha
Maria-Helena Senger
Disciplina de Endocrinologia, Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba -
CCMB/PUC-SP.
O pé diabético é uma das principais complicações do diabetes mellitus (DM), sendo causa freqüente de internações hospitalares.
O DIABETES MELLITUS (DM) é um dos problemas mundiais de saúde mais importantes da atualidade, por ser uma doença com elevada morbidade e mortalidade (1-3). Uma de suas complicações mais freqüentes é o pé diabético, caracterizado pela presença de lesões nos pés em decorrência das alterações vasculares e/ou neurológicas peculiares do DM (3-7). Trata-se de uma complicação crônica que ocorre em média após 10 anos de evolução do DM e é a causa mais comum de amputações não traumáticas (1,4,8-12). Por isso, sugere-se que uma intervenção intensiva possa prevenir o aparecimento ou atenuar a evolução do pé diabético (13,14).
Fatores como idade, tipo e tempo de diagnóstico do DM, controle metabólico, tabagismo, alcoolismo, obesidade, hipertensão arterial e falta de bons hábitos higiênicos no cuidado com os pés são importantes quanto ao risco dessa complicação. Tais fatores favorecem a formação de úlcera, infecção e gangrena, podendo culminar em amputação (1,7,10,13,15,16).
Ele é responsável por parcela significativa das internações de pacientes diabéticos, constituindo-se também na maior causa de hospitalizações prolongadas nestes pacientes (1,3). No Brasil, o DM também é causa importante de amputações de membros inferiores, sendo um considerável fator de incapacidade, invalidez, aposentadoria precoce e mortes evitáveis (1,17). Além destes graves problemas, deve-se levar em consideração os gastos e as internações prolongadas.


  • MANTENHA OS PÉS PROTEGIDOS
  • Deve cortar as unhas retas (nunca corte os cantos)
  • Nunca utilize saco de água quente
  • As meias devem ser de algodão e se possível sem costuras
  • Evite andar descalço ou com sapatos abertos.
  • Sempre hidratar 
 
Procure alguma alteração que apareça nos pés, tal como:
Bolhas

  • Cortes
  • Inchaço
  • Feridas entre os pés
  • Alteração na pele em geral
Quando for enxugar nunca esfregar, passe delicadamente a toalha.

CUIDADOS COM OS  PÉS DIABÉTICOS

Problemas com os pés constituem a causa mais comum de internamento nos diabéticos. Normalmente trata-se de internamentos prolongados com altos custos pessoais. As amputações são frequentes. Grande parte destas situações podem ser evitadas através de um melhor conhecimento dos cuidados a ter com os PÉS.

                                                   
Procure sempre seu MÉDICO, e com a ajuda do seu PODÓLOGO,evitará problemas futuros.
PENSE NISSO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário