Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Química de esmaltes não mata fungos,você sabia?


Pesquisa foi realizada por microbióloga de Faculdade Estadual de Medicina.
20% das amostras recolhidas em salões apresentavam contaminação.


Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Comente agora
Uma pesquisa inédita feita em São José do Rio Preto (SP) chamou atenção de médicos de todo o mundo em um congresso internacional realizado em Berlim, na Alemanha. Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram provar que a química presente nos esmaltes não é capaz de matar fungos que transmitem doenças para as unhas. A pesquisa será publicada em breve em revistas científicas internacionais.
A pesquisa que durou três anos  analisou esmaltes de vinte marcas diferentes. O resultado surpreendeu: 20% das amostras recolhidas em salões de beleza apresentavam contaminação por fungos, os causadores das micoses nas unhas.
Esmaltes coloridos são os maiores poluidores. (Foto: Reprodução/EPTV)Esmaltes escuros estão mais sujeitos a
contaminações (Foto: Reprodução)
"Os produtos que estão dentro dos esmaltes podem ter ação inibitória sobre bactérias, fungos, vírus e conseguimos provar com esta pesquisa que os fungos sobrevivem mesmo com tantos componentes químicos. Até então, imaginava-se que qualquer célula bacteriana, fúngica ou viral pudesse morrer com toda essa química. Nós testamos os fungos e provamos que eles continuam vivos" , conta a doutora em microbiologia Margarete Gottardo, uma das responsáveis pela pesquisa.
Em uma segunda etapa, a pesquisadora  da Famerp, a Faculdade Estadual de Medicina de Rio Preto, colocou  fungos nos esmaltes e comprovou que eles sobrevivem por até oito horas no vidrinho. Durante este período o esmalte se torna um agente transmissor de doenças nas unhas das mãos e dos pés. “Quando o esmalte é novo a sobrevivência é menor,  mas quando o esmalte já é mais aberto, mais tempo, o risco de permanência dos fungos no esmalte é fato", explica Margarete.
A pesquisa comprovou também que os tons mais escuros, como os vermelhos, estão mais sujeitos a contaminação do que os claros. Conclusão: o kit salão, que normalmente é composto de inclui alicate e materiais descartáveis para evitar a transmissão de doenças como a hepatite C deve ser reforçado com esmalte e óleo secante, tudo para ficar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário