Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fissuras

O que são fissuras?

Muitas mulheres sofrem com as rachaduras nos pés. Além de apresentar um aspecto desagradável, elas são sinais de que está faltando hidratação na pele as rachaduras, que em alguns casos, chegam a sangrar, são portas de entrada para fungos e bactérias.
O problema pode ser combatido com hidratação intensa. Procurar orientação de um especialista é sempre o melhor caminho, mas existem algumas receitas que podem ajudar no tratamento.
No verão é sempre a mesma coisa, a mulher se produz inteira, esquecendo dos pés, calcanhares com rachaduras e pele desidratada,infelizmente as pessoas dão pouco valor a saúde dos pés. Elas não têm consciência de sua importância no dia-a-dia. Não lhes atribuem os cuidados necessários, por acreditarem que estão protegidos e escondidos pelos calçados.
Das podopatias (doenças nos pés) uma das que mais se destaca no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele). Essa podopatia (doença nos pés) que aparece em qualquer situação climática, seja calor ou frio.
Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos. Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos). O aparecimento de rachaduras ocorre por partes e são várias as causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias) etc.

As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose ) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. As vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor como se cortasse a pele com navalha.
Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar podemos usar vários produtos hidratantes, devemos evitar produtos que contem em sua fórmula o acido salicílico, não é recomendável em portador da diabete, muitas vezes apresentam pele bastante seca, juntamente com diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), os riscos de uma lesão tecidual são muito grandes e as conseqüências, bastante graves.
Lembre se de que fissura calcânea intensa por longo período, às vezes é sinal de doenças como diabetes, etc. Dependendo do diagnóstico o cliente é encaminhado a especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia ou outras áreas médicas, pois assim poderá ser confirmada a causa das fissuras calcâneas.

DICA: Desejando uma hidratação mais profunda, passar uma camada de creme e cobri com filme de PVC por cerca de 10 minutos, ajuda, acelera e intensifica a hidratação. Se desejar uma mudança de hábito, controlando essas rachaduras com o uso diário do creme hidratante específico para fissuras e ressecamento da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário