Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010


Lindos mas...
Uso constante de salto alto provoca sérios danos à saúde, calçado nas alturas prejudica principalmente as mais jovens.
Símbolo de elegância e sensualidade, o salto alto é visto pela maior parte das mulheres como um item imprescindível no guarda-roupa. Seu uso freqüente, no entanto, é extremamente prejudicial à postura e à marcha daquelas que não dispensam o acessório, cada dia mais adotado por adolescentes – e até crianças. Um estudo recente comprova que o salto alto causa danos ao alinhamento postural e ao equilíbrio músculo - articular de meninas ainda em fase de crescimento que não abrem mão de andar nas alturas, o uso abusivo do salto alto traz prejuízos em qualquer idade, mas, na adolescência, o hábito provoca danos precoces em uma fase importante: a da formação do corpo.
O salto alto eleva o calcanhar e projeta o corpo para frente, mexendo com o equilíbrio e o centro de gravidade da adolescente. Para não cair, a usuária tem de compensar. Esses fatores compensatórios alteram a postura, desencadeando a hiperlordose lombar e a rotação anterior da bacia, também conhecida como bumbum empinado.
 Com o desalinhamento corporal, as articulações e os músculos sofrem grande estresse. Ao longo do tempo, movimentos desarmônicos e problemas crônicos se impõem, caso não seja feito um tratamento de reabilitação. As meninas podem não sentir dor no auge da juventude, mas com o passar do tempo a conseqüências aparecem.
Limites por faixa etária:
  • Crianças não devem, em hipótese alguma, usar salto, baixo ou alto.
  • Os sapatos altos não devem ser usados constantemente por adolescentes porque o corpo ainda está em formação.
  • Mulheres adultas que não abrem mão do acessório devem limitar o uso a três vezes por semana durante, no máximo, quatro horas.
Na hora da compra:
  •  Especialistas indicam o fim do dia como o melhor período para compra de sapatos, horário em que os pés estão inchados devido à rotina diária, o que proporciona a escolha de modelos mais confortáveis.
  • Jamais compre sapatos menores que o seu pé.
  • Não confie que o sapato vai se ajustar com o tempo de uso. No momento da compra, ele deve estar o mais confortável possível.
  • Considerando que um pé é sempre maior que o outro, sempre calce o par antes da compra.
  •  Opte por materiais mais confortáveis e menos rígidos.
  •  Modelos de plástico impedem o pé de respirar e podem facilitar o aparecimento de micoses
  •  O conforto deve ser o principal fator a ser considerado.
  • Faça rodízio entre saltos altos e baixos
  • O uso crônico do salto alto causa o que os especialistas chamam de postura de varo em retro pé. O peso do corpo é descarregado na porção lateral dos pés, provocando uma torção no calcanhar.
  •  A marcha e o impulso ficam totalmente comprometidos, à medida que o salto diminui o tempo de apoio do pé no chão durante a caminhada.
  • Infelizmente, 60% das mulheres priorizam a beleza, não o conforto. Elas não precisam abandonar os sapatos altos, mas devem fazer um rodízio com os mais baixos. Crianças não devem usar salto de maneira alguma.
  •  Saltos maiores que quatro centímetros desviam o eixo de gravidade, sobrecarregam a parte da frente dos pés, provocam dor lombar, comprometem o joelho e encurtam a panturrilha. Quem tem predisposição acaba desenvolvendo o joanete.
A prevenção é o melhor tratamento:
Alongamentos dos músculos depois de tirar os sapatos e massagem nos pés e nas panturrilhas são recomendados.
Mas, em alguns casos, intervenções cirúrgicas nos joelhos, nos pés ou na coluna são inevitáveis.
Prejuízos do uso freqüente:
  • Pés e tornozelos: os calçados de salto alto obrigam a flexão do tornozelo, causam a sobrecarga do ante-pé e o afastamento dos pés, provocando dores e disfunções nessas estruturas.
  • Coluna: o salto alto promove o aumento da lordose lombar e posiciona a pelve em ante-versão (bumbum empinado) deslocando o corpo para frente e provocando alteração postural.
  • Joelhos: ficam mais próximos um do outro e passam a sofrer dores decorrentes da sobrecarga. A patela (rótula) também padece porque é desviada para dentro.
  • Calcanhar: fica virado para dentro fazendo com que a usuária descarregue o peso do corpo na parte de fora dos pés.
  • Marcha: por causa da sobrecarga nas articulações, nos músculos e nos ossos, ocorrem mudanças no padrão de andar. Para se equilibrar as usuárias diminuem o tempo em que o pé fica em contato com o solo durante a caminhada, sobrecarregando a musculatura e comprometendo a alinhamento da coluna.
Orientações:
Uso contínuo do salto alto "custa" caro.
Formato dos pés também é fator determinante para saber se a mulher pode ou não usar esse calçado sem sentir dores.
Desconforto, danos à coluna, dores no joelho, joanetes e calosidades são alguns dos danos causados pelo freqüente uso dos calçados de salto alto. Utilizado cada vez mais cedo, o salto alto pode ser encontrado também nos sapatos infantis e é uma das exigências das crianças.
A primeira medida a ser tomada quando a pessoa tem um problema agravado pelo uso desses calçados é diminuir o salto, o mais recomendado para uso diário é de até quatro centímetros.
Contudo, muitas pessoas não sabem que o formato dos pés é fator determinante para usar os calçados de salto alto. "Pessoas que têm pés largos vão sentir mais dificuldades do que aquelas que têm pés estreitos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário