Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dores no calcanhar
A dor no calcanhar designa-se por talalgia (dor no calcâneo) e é uma das alterações mais freqüentes da consulta com o podólogo. A origem da dor do calcâneo é tão variada que podemos estar perante um processo banal, causado por exemplo, pelo exercício físico após o treino, como a presença do esporão do calcâneo, ou uma manifestação reumática mais complexa.
Quem é mais vulnerável à dor do calcanhar?
A maior incidência da talalgia (dor do calcâneo) é verificada em homens e mulheres de meia-idade. Também se verifica em indivíduos que praticam exercício físico regular (devido a forças de impacto e estiramento), bem como em pessoas obesas ou que caminhem muito durante o dia.
As causas da dor do calcanhar:
A dor do calcanhar apesar das inúmeras etiologias, normalmente e na maioria dos casos está associada a alterações biomecânicas (anomalias da posição do pé ou forma de caminhar) do próprio indivíduo. Estas alterações podem causar excesso de pressão do próprio osso (osso calcâneo), ou nos tecidos moles em seu redor.
O stress pode ainda resultar de um traumatismo ocorrido durante a corrida ou salto, mau calçado (nomeadamente desgaste do calçado), ou ainda pelo excesso de carga ponderal do indivíduo (obesidade).
As doenças sistêmicas como a artrite ou diabetes podem também contribuir para a dor.
Avaliação e tratamento:
 A dor no calcanhar pode ter muitas causas. Se o seu calcanhar apresenta dor, procure de imediato o seu médico para que este determine a razão e comece o tratamento. Diga-lhe exatamente onde sente a dor e há quanto tempo. O seu médico examinará o calcanhar. Este poderá pedir-lhe que caminhe que se coloque de pé ou para fazer outros testes físicos que o ajudam a localizar a causa da dor, e assim começar o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário