Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010



Verruga Plantar
 Ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico. A maioria das verrugas plantares não forma saliência na sola dos pés como as verrugas vulgares, pois as pressões exercidas ao caminhar as tornam achatadas empurrando-as para dentro da pele. Essas verrugas, geralmente, apresentam pontos enegrecidos que representam vasos sanguíneos responsáveis por sua nutrição, pois pode causar dor muito intensa semelhante à sensação de pedras no sapato.
  O que é verruga?
Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque, mas podem, também, ser escuras, planas e macias.
Como se adquire verrugas?
Provavelmente as verrugas são transmitidas diretamente de pessoa a pessoa, mas pode haver transmissão indireta. O tempo compreendido entre o primeiro contato com o agente causal (HPV) e o desenvolvimento de lesões visíveis a olho nu parece ser de alguns meses.
Por que algumas pessoas têm verrugas e outras não?
Algumas pessoas desenvolvem verrugas dependendo da freqüência a que se expõem ao vírus. Ocorrem mais facilmente caso a pele tenha sido, de alguma forma, danificada, o que explica a grande freqüência de verrugas nas crianças que roem unhas ou ferem suas cutículas. Algumas pessoas são mais propensas a contrair o vírus (HPV) que outras, da mesma forma que algumas se resfriam ou gripam mais facilmente que outras. Pessoas com sistema imune frágil ou debilitado são mais propensas a se contaminarem com HPV.
As verrugas necessitam de tratamento?
Nas crianças, as verrugas geralmente desaparecem espontaneamente sem a necessidade de tratamentos após o período de alguns meses ou anos. Entretanto, já que as verrugas podem se disseminar para outras pessoas ou para outras regiões do corpo é uma atitude sensata a de se tratar crianças, principalmente aquelas cujas verrugas são preocupantes, inconvenientes ou dolorosas.Já nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer tão fácil ou rapidamente quanto nas crianças.
Como os dermatologistas tratam as verrugas?
Dermatologistas são aptos a usar uma grande variedade de tratamentos dependendo da idade e do tipo de verruga do paciente. 
Verrugas plantares são difíceis de serem tratadas, pois se localizam abaixo da superfície da pele. Tratamentos incluem aplicação de adesivos contendo ácido salicílico e outras substâncias químicas ou tratamentos cirúrgicos (cirurgia a laser, eletrocirurgia ou excisão). O dermatologista irá recomendar mudanças no tipo de calçados para reduzir a pressão sobre a verruga.
  Como o Podólogo pode tratar a verruga?
Existem vários tratamentos, mas só vemos resultados satisfatórios quando é tratado também o lado emocional, por ser um a patologia psicossomática. Antes do desbaste, aparentemente, a Verruga se confunde com o Calo Plantar com Núcleo, região extremamente queratinizada e dolorida. No lugar do núcleo existem células virais, ao ser desbastada a Verruga apresenta pontos negros ou vermelhos que são vasos sanguíneos trambosados, são capilares que irrigam cada papila que constitui o tumor. Assim que é feito  o procedimento ,aplicamos uma cauterização com Eletroterapia
Eu posso tratar minhas próprias verrugas sem consultar um médico?
Existem alguns medicamentos para verrugas que são disponíveis sem que seja necessária a receita médica. No entanto, você pode confundir outro tipo de lesão ou crescimento da pele com uma verruga e acabar tratando alguma lesão mais séria. Se você tem dúvidas sobre o diagnóstico ou a forma correta de se tratar, você deveria procurar os conselhos do seu dermatologista.
E sobre o problema de verrugas recorrentes?
Algumas vezes, parece que novas verrugas vão surgindo tão rapidamente quanto as antigas vão se curando. Isso pode ocorrer, pois as verrugas mais velhas, antes de serem eliminadas, já permitiram que os vírus se espalhassem para a região em torno da mesma. Na realidade, novas verrugas já estão crescendo próximas a original.
O controle por seu dermatologista pode ajudar a assegurar que o tratamento tenha sido efetivo e completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário