Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Onicofagia





     COMEÇO!!!!!!!!!!


O que é onicofagia?

O hábito de roer as unhas, pode comprometer o corpo da unha, a área peri-ungueal e o leito ungueal. Embora em geral o paciente passe a roer as unhas dos dedos das mãos, excepcionalmente pode roer as unhas dos dedos dos pés. A maior parte de pacientes com um hábito moderado não apresenta um transtorno psiquiátrico associado. Freqüentemente as anomalias focais, tais como as verrugas virais, constituem uma complicação.
As unhas habitualmente são curtas deixando exposto até cerca de 50% do leito ungueal. O hábito mais agressivo pode produzir hemorragias subungueais, descolamentos ou fragmentações da unha, com esporões residuais ou queda de toda a unha.
O tratamento habitualmente não é eficaz e a cura é baseada em sua maior parte na motivação do paciente. Os anti-sépticos locais e os cremes antimicrobianos podem contribuir para aliviar a infecção secundária produzida pela lesão da unidade ungueal. Em geral, são prescritos cremes com um sabor mais amargo, considerando-se que este fato irá tirar a motivação da onicofagia, embora este fato ocorra raramente. Tem sido mencionado um certo grau de eficácia do tratamento com antidepressivos e com a terapia comportamental.

Lesões causadas por instrumentos usados pelas manicure nas unhas:

Os instrumentos de metal, tais como limas ou tesouras para as unhas, os palitos, ou os branqueadores podem originar lesões agudas ou crônicas na região da unha. É preferível limpar as unhas com sabão e uma escova de unhas, visto que uma manicure excessivamente agressiva, eliminando as cutículas por compressão, pode provocar bandas brancas em várias unhas. A limpeza em volta da unha com instrumentos contaminados pode originar uma inflamação aguda ou crônica. Não é aconselhável cortar o corpo da unha visto que esta conduta pode produzir uma ação de deslocamento que enfraquece a estrutura normal em camadas da unha e facilita a fragmentação e o descolamento. Para dar uma forma ao leito ungueal, é preferível uma lima esmerilhada com um movimento a partir dos lados da unha para o centro.

FIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário