Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Onicogrifose



Onicogrifose e Hipertrofia ungueal

O que é?

A onicogrifose é uma distrofia adquirida que costuma afetar o polegar que se encontra aumentado, com uma coloração amarelada, com presença de deformação. É constatada freqüentemente no indivíduo idoso, embora os traumatismos e os problemas de biomecânica do pé possam desencadear alterações em uma idade mediana ou antes.
O traumatismo é agravado pelo calçado, e à medida que a unha tornar-se mais larga e maior, a lesão pelo calçado tornar-se progressivamente mais importante. Uma hipertrofia ungueal implica em um espessamento e aumento da extensão da unha, enquanto a onicogrifose indica também curvatura (unha em garra).
Na onicogrifose, ocorre espessamento de uma ou mais unhas e pela falta de cuidados, aumenta sua extensão e as unhas curvam-se como o crifre de um carneiro.
Nesta patologia as unhas se mostram em forma de garra, mais duras, escuras e grossas, e geralmente tem um crescimento acelerado.
Esta afecção ocorre mais freqüentemente no hálux ou nas unhas das mãos.
É causada por: malformação congênita, traumatismos repetidos nas unhas, paroníquia crônica, tinha de unha, falta de higiene, entre outros.
Pode também aparecer em pessoas que sofrem de gota, esclerodermia ou sífilis tardia.
O tratamento consiste na identificação e eliminação das causas, e quando a afecção já está instalada definitivamente, deve-se cortar adequadamente a unha afetada, lixá-la para que fique com aspecto estético e funcional adequado, consiste na extirpação da unha e da matriz e recomenda-se em indivíduos jovens, que apresentam boa circulação. O tratamento paliativo inclui o corte das unhas, o qual será efetuado de preferência por um pedicuro utilizando cortador de unhas e uma lixa esmerilhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário