Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sábado, 27 de novembro de 2010

Pés exigem atenção especial, para não causar dor de cabeça!
Há quem não resista a um pé. Bonito, cuidado e saudável, essa parte do corpo é um fetiche. Entretanto, o fascínio desaparece diante de uma Onicocriptose (unha encravada), Bromidose       (chulé) ou da Tínea Pedis( frieira): problemas comuns, que atinge 35% dos brasileiros. Normalmente, os pés não recebem a mesma atenção que outras partes do corpo até que um calo ou odores comece a incomodar. É bobagem esconder o problema dentro do sapato. Há tratamentos e intervenções que trazem cura, corrigem os passos e até ajustam a posição anatômica dos dedos.
A recomendação dos especialistas é que a pessoa não tente resolver o incômodo sozinho. "Quanto mais o indivíduo cutuca, pior fica. No caso dos pacientes com hipertensão e diabetes, problemas simples podem complicar", afirma Mª  Josineide dos Santos, podóloga (profissional que cuida dos pés).
 Das pessoas que procuram um especialista, cerca de 60% são vítimas dos calos; problema ocasionado pela distribuição inadequada do peso do corpo sobre os pés. Sapato, saltos e palmilhas também podem ser grandes vilões. Unhas encravadas e o chulé são muito comuns. Os calos são tratados, sem dor, a unha encravada pode ser causada pelo corte inadequado e até pela posição natural dos dedos. Hoje, há dispositivos metálicos, semelhantes a um aparelho ortodôntico. “Usado durante 120 dias, eles corrigem a posição das unhas”.
Se o aparelho não resolve, é feita uma cantoplastia (cirurgia) para que a unha encravada seja retirada. Não basta ter cuidados com os pés. A escolha e a higiene dos sapatos são fundamentais para impedir problemas futuros. Se a pessoa caminha de forma inadequada, o especialista (ortopedista) pode recomendar o uso de palmilhas, que ajudam a corrigir os passos. As dicas para quem deseja prevenir as doenças dos pés são higiene, pouca umidade e calor, além de cuidados diários.
Os problemas nos pés, conforme o diagnóstico pode ser tratado por técnicos da podologia (antes do reconhecimento da atividade, eram conhecidas como pedicuros e calistas), podiatras (especialista em pequenas intervenções nos dedos) e médico ortopedista podiatra (especialista no tratamento de doença do pé e aptos a realizar grandes cirurgias). Nos casos de reabilitação e pós-traumas, os fisioterapeutas são indicados.


Cuide bem deles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário