
Se você ficou em dúvida sobre o que responder, talvez esteja na hora de reparar um pouco mais nesta parte do corpo. As unhas das mãos e pés estão constantemente expostas a fungos que podem causar infecções como a micose de unha, comprometendo sua saúde e sua aparência, além de causar constrangimentos.
O que é micose de unha?

A micose de unha é o nome popular da onicomicose. Trata-se de uma infecção causada por fungos que desfigura e, muitas vezes, destrói por completo a unha.
Os fungos, uma vez alojados, crescem e se alimenta da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas, causando a mudança na aparência.
Como se contrai essa infecção?
Como se contrai essa infecção?

A contaminação por esses fungos geralmente está relacionada a fatores externos, pois os fungos causadores do problema crescem em ambientes escuros, úmidos e fechados. Como exemplo de situações favoráveis ao aparecimento da micose de unha, pode-se citar o uso contínuo de sapatos fechados e apertados, higiene inadequada e situações que impeçam a respiração das unhas. O contato com o fungo em ambientes como vestiários, praia e piscinas também pode levar ao problema.
Além dos fatores externos, deficiências no organismo ou outras patologias podem contribuir para o surgimento da micose?
Sim, A micose de unha também pode afetar pacientes de doenças crônicas, como o diabetes ou o HIV, e indivíduos com problemas circulatórios que têm diminuição no fluxo de sangue nos dedos dos pés.
Como posso reconhecer uma micose de unha?
A unha com micose pode vir a cair?

Sim. A micose é uma infecção que persiste por muito tempo. Quando não tratada, a unha pode esmigalhar-se gradualmente e cair ou ficar tão grossa que o dedo do pé afetado passa a provocar incômodo ou dor dentro dos sapatos.
Nos pés, quais são os dedos mais atingidos?


Existe uma probabilidade maior das unhas do hálux (dedo maior) e do dedo mínimo (menor) desenvolverem os fungos que causam micose. Não há comprovação científica, mas podemos associar a maior freqüência de casos nestes dedos pelo fato de estarem constantemente expostos aos traumas da fricção das laterais dos sapatos.
Pode haver transmissão de fungos entre unhas?

Sim. A micose de unha pode se espalhar, o que eleva a atenção que se deve ter com alicates e lixas. Nos pés, simples situações como caminhar descalço na chuva ou em vestiários podem ocasionar a contaminação e a proliferação do fungo causador da micose. Por isso, é muito comum a doença em pés de atletas.

Sim. A micose de unha pode se espalhar, o que eleva a atenção que se deve ter com alicates e lixas. Nos pés, simples situações como caminhar descalço na chuva ou em vestiários podem ocasionar a contaminação e a proliferação do fungo causador da micose. Por isso, é muito comum a doença em pés de atletas.
Que prevenções podem ser tomadas para se evitar a micose da unha?


São cuidados simples, mas que podem fazer a diferença na saúde das unhas em geral:
- Evite andar descalço em vestiários e pisos úmidos;
- Evite o uso de meias de tecido sintético;
- Troque de meias diariamente;
- Não divida toalhas, meias e calçados com outras pessoas;
- Não permaneça muito tempo com o mesmo calçado (é indicado não usar por dois dias seguidos);
- Coloque os calçados para arejar após o uso;
- Mantenha as unhas dos pés sempre aparadas;
- Utilize apenas acessórios esterilizados ao freqüentar a manicure e pedicure.
O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO!!
PROCURE UM PODÓLOGO E SAIBA MAIS SOBRE OS DEVIDOS CUIDADOS COM SUAS UNHAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário