Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Crianças também tem que ter cuidados com os pés?

O podólogo deve ser devidamente habilitado, certificado e legalmente reconhecido em seu exercício profissional.
Pensando no paciente infantil, em primeiro lugar aplicar a técnica do relacionamento, procurando dar confiança logo no início do diálogo, tirando o medo da criança. Nunca agredir a criança com palavras, gestos ou ações ao procedimento.
Uma das podopatias (doenças) mais comum em pé infantil é a verruga plantar, popularmente conhecida como olho de peixe.
As verrugas plantares são tumores epidérmicos de origem virótica, que geralmente acometem crianças que ainda não possuem seu sistema imunológico completamente desenvolvido. Localiza-se nas áreas de maior pressão, apresentando-se amareladas, pouco salientes, tendo a 1ª vista um aspecto de calosidade.
Com o tempo causa dor intensa, prejudicando o apoio do pé e dificultando caminhar. Pode apresentar-se em um só pé ou em ambos os pés e também em quantidades maiores do que uma.
 Conselho útil aos pais: evitar freqüentar piscinas ou qualquer tipo de banho público durante a fase de tratamento e também como prevenção.
Procurar um podólogo habilitado para tratamentos semanais, procedimentos simples e custo baixo.
Como devemos tratar verruga plantar (olhos de peixe):
Existem tratamentos clínicos e tratamentos cirúrgicos.
Os tratamentos clínicos em geral envolvem aplicação de ácidos no local e vão desde o ácido salicílico, na forma de gel, ou outros ácidos sempre indicados por um profissional competente. O tratamento com ácido, só pode ser feito depois de se ter o diagnóstico correto e por pessoa que saiba como fazê-lo, pois pode levar a uma irritação da pele.
Existem também outras substâncias imunomoduladoras, que estimulam o sistema imunológico do organismo a lutar contra as verrugas. Os tratamentos cirúrgicos retiram o olho de peixe com nitrogênio líquido, eletro coagulações e inclusive laser.
É um médico que tem a capacidade de diagnosticar e indicar o melhor tratamento. 
Sempre atento ao pezinho do seu bebê!!
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário