Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cuidados podológicos infantis

                                     Caminhar para a saúde


O pé é o alicerce de todo o corpo e deve ser cuidado, tal como outras zonas do corpo. Ainda que muitas pessoas lhe atribuam um papel secundário, é desde tenra idade que deve existir preocupação com a saúde do pé. O Dr. Manuel Azevedo Portela, Presidente da Associação Portuguesa de Podologia, deixa alguns conselhos aos pais sobre a saúde podológica nas crianças.





A partir de que idade é que as crianças devem ir a uma consulta de podologia?
Sendo a Podologia a área das ciências da saúde que tem como objeto o estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias dos pés, é desde muito cedo que a avaliação e atenção aos pés deve ser considerada. É natural que com o início do caminhar possam ser mais visíveis algumas situações dignas de estudo, nomeadamente alterações de apoio plantar, desequilíbrios durante a marcha ou quedas frequentes. Assim, a partir dos três anos de idade, mesmo que não existam aparentes alterações, uma criança deve ser fazer uma consulta de Podologia.

Considera que os pais sabem como tratar dos pés dos seus filhos ou trata-se de uma zona do corpo secundária à qual não prestam muita atenção?
Existe alguns cuidados, ou conhecimento empírico, que alguns pais e os educadores estão mais sensibilizados, como por exemplo, secar bem os pés no final do banho, usar chinelos nos balneários, entre outros cuidados básicos. No entanto, existe muito desconhecimento sobre o pé, sobre seu crescimento, sobre o calçado e principalmente uma desvalorização da saúde dos pés.
Que conselhos dá aos pais a respeito da importância da Podologia?
A Podologia, tem agora uma nova especialidade das ciências da saúde, que vem preencher uma enorme lacuna nas ciências médicas.
A Podologia vem complementar a multidisciplinaridade de estudo, diagnóstico e tratamento das patologias do pé nas diferentes áreas de intervenção, especialmente no pé infantil, no pé desportista, no pé traumático, no pé diabético, no pé geriátrico em colaboração e complemento com a pediatria, medicina desportiva, ortopedia, medicina interna, fisiatria, neurologia, etc. A consulta de podologia direcionada ao pé da criança é fundamental para avaliar, rastrear e sempre que necessário tratar alterações do pé.
Algumas destas alterações quando não diagnosticadas ou tratadas podem ser responsáveis por complicações futuras como dores nos pés, aparecimento de joanetes, dedos em garra, artroses, calos e calosidades, unhas encravadas, entre muitas outras patologias, que aparecem em idade adulta e que lhe são atribuídas causas idiopáticas (sem causa).
Fique traquilo com a saúde dos pés do seu bebê!
Procure um PODÓLOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário