Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cutículas?tirar ou não?





Tirar as cutículas é um hábito muito comum entre as brasileiras, que querem sempre estar com as unhas impecáveis. Mas essa prática pode prejudicar a saúde das unhas? Segundo a dermatologista Alicia Natário, do Instituto de Depilação Pello Menos, a cutícula protege as unhas e evita a entrada de microorganismos e bactérias, por isso, não é recomendável removê-la totalmente:



 O atrito do alicate pode danificar e enfraquecer a matriz da unha, causando aquelas manchinhas brancas (conhecidas como “mentiras”) , deixando-a enfraquecida e quebradiça. Na hora de pintar as unhas, o ideal é só empurrar a cutícula com um palito - explica a dermatologista, que também desmente a crença popular de que quanto mais se remove a cutícula, mais rápido ela cresce:
Na hora de pintar as unhas, o ideal é só empurrar a cutícula com um palito
Alicia Natário, dermatologista
- As cutículas são feitas de queratina, por isso têm aquela textura rígida. Quando são retiradas, o corpo vai produzir mais queratina para repor aquela estrutura perdida. Mas isso não significa que o processo de crescimento seja mais acelerado. É que as mulheres estão tão acostumadas a não terem cutícula, que quando a veem crescer, acham que o processo está sendo mais rápido. Mas não é verdade, é só impressão mesmo - garante a especialista.
Uma alternativa para minimizar o aspecto rústico das cutículas é apostar em hidratantes e cremes redutores de cutículas, que prometem deixas as ditas cujas mais finas e menos perceptíveis:

- Esses produtos são ceratolíticos, que diminuem a produção de queratina, deixando a cutícula mais fina. Outra saída é usar bastante creme hidratante à base de ureia e ácidos graxos. Quanto estão hidratadas, as cutículas também ficam mais maleáveis e flexíveis.


Fonte: http://extra.globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário