Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ENTRE EM EQUILIBRIUM COM SEUS PES! DICAS PARA MANTER A BOA SAÚDE DOS PÉS.

A maioria das pessoas não dá aos próprios pés a atenção que eles merecem. Na maior parte do tempo, os pés nem são vistos porque ficam protegidos por calçados fechados. Tanto os homens, quanto as mulheres, frequentemente maltratam a saúde da base de sustentação do corpo.


É preciso ter um carinho maior com os pés já que, mesmo que a gente não repare, são intensamente exigidos durante a maior parte do nosso tempo: uso de calçados com saltos ou bicos finos, caminhadas prolongadas, longos períodos de pé, descuidos com a higiene, etc.


Quando acontecem esses desgastes, logo aparecem calos, micoses e ressecamento da pele, e unha encrava, algumas vezes gerando até ferimentos e dores incômodas.

Veja algumas dicas para manter a saúde dos pés em dia:

Enxugue muito bem os vãos entre os dedos, depois do banho. A umidade provoca tinea-pedis (frieiras), a grande responsável pela bromidose( chulé).

Use sempre meias de algodão.

Nunca vista as meias logo que acabar de enxugar os pés, espere um pouco para garantir que eles bem secos.

Corte as unhas sempre retas. O corte redondo é errado, pois proporciona a compressão do sapato nos cantos do pé, o que pode provocar unhas encravadas e onicofose( famosa pelinha).

Evite sapatos apertados e de bicos finos, que podem provocar calos e joanete.

Esterilize sempre as ferramentas usadas para o corte das unhas. Evite contaminações.

Pessoas que transpiram muito devem colocar produtos específicos contra o excesso de umidade nos sapatos.

A cutícula é uma proteção da unha, portanto não deve ser retirada em excesso.

Quem gosta de pintar as unhas do pé, deve descansá-las do esmalte por pelo menos uma semana para que respirem.

Calçados:

Se ao experimentar um calçado de número 36, ficar apertado, enquanto que o número 37 ficar folgado, use o número 36 e uma palmilha 37, preenchendo o espaço vazio aplicando um ajuste de aproximadamente 36 ½.



Em alguns casos, a mãe compra um número de calçado maior para o seu filho que está em fase de crescimento, prolongando o tempo de uso. Para a criança não ficar com o calçado folgado nos pés, gerando desconforto, muitas vezes até prejudicando o seu caminhar, é indicado o uso de palmilhas infantis para o ajuste.

Pisada:

 O primeiro ponto do pé que deve tocar o chão é o calcanhar. Por isso devemos protegê-lo. Em climas frios e em contato com superfícies frias, o pé deve ser protegido.

Diabéticos:
 
Atenção redobrada

Os diabéticos têm motivos especiais para cuidar de seus pés. Níveis elevados de glicose no sangue por um período muito longo podem levar à perda de sensibilidade e dificuldade na circulação do sangue nos pés do diabético. Em estágio avançado, o indivíduo pode não sentir queimaduras e ferimentos, facilitando infecções, que interferem no controle do diabetes.

O cuidado com os pés e a escolha de um calçado adequado pode ajudar a prevenir esses problemas.                            


PROCURE UM PODÓLOGO PARA MAIS INFORMAÇÕES!


  Josy

Podóloga e Terapeuta Floral









Nenhum comentário:

Postar um comentário