Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

domingo, 24 de junho de 2012

Podologia Esportiva



Os pés são a base do corpo, são fundamentais na locomoção, sustentação, e equilíbrio do organismo humano. São eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão e desgaste.

O pé é uma estrutura de enorme importância para o nosso corpo, permitindo a interação do corpo com o solo e com o meio que nos rodeia, tornando-nos capazes de executar movimento e de captar e perceber estímulos.

O cuidado com os pés, traz satisfação e bem estar a população, não é uma mera questão de vaidade. Pés bonitos são principalmente sinal de saúde, e para mantê-los assim alguns cuidados básicos devem ser tomados.
Ao sinal de qualquer desconforto. Luxações ou contusões devem ser tratadas pelo médico ortopedista, micoses são especialidade dos dermatologistas e quando as unhas estiverem encravadas deve procurar um podólogo para o tratamento adequado, o mesmo se dá no caso dos calos.
Como prevenir problemas nos pés?
A maior parte das lesões podem ser evitadas com uma correta prevenção podológica. A escolha do calçado é determinante para a prática esportiva, o calçado deve ser adequado para o tipo de esporte que será praticado, assim como para a superfície do terreno, deve ser escolhido aquele que se adapta melhor ao pé e a forma de pisar de cada um.
Dicas para os pés dos atletas.
O problema mais comum entre os atletas é o aparecimento das micoses, os fungos causadores geralmente se proliferam em locais úmidos e se agravam com o uso de calçado apertado, fechado ou pouco transpirável. O ideal é secar bem as unhas e os pés principalmente entre os dedos, de preferência com o secador de cabelos, evitar andar descalço em vestiários, usar talco antisséptico. Fazer higienização dos calçados e meias com hipoclorito de sódio e deixar secar no sol.
Existe uma diversidade de produtos disponível no mercado de uso exclusivo dos pés. Um bom creme hidratante e/ou antiperspirante, emolientes, loção calmante e refrescante, talco antisséptico e meia anti-bolhas são fundamentais para manter a saúde dos pés.
Curiosidades:
Marcelo Didier
                                     
Os atletas submetem os pés a um esforço físico maior , correndo  o risco  de adquirir lesões ,é  muito comum em nosso atletas,a cada 1000 metros percorridos os pés impactam contra o piso de 500 a 1250  vezes,cada vez que o pé toca o solo em media de 5 a 70 vez por minuto  há um impacto decorrente de 2 a 4 vezes esse peso,portanto fatores como esses incluindo a má escolha de calçados poderão ocasionar lesões,principalmente  nos atletas, principais patologias :


Bolhas,calos e calosidades,unha encravada,micose nas  unhas ,pé de atletas(frieiras),verruga plantar(olho de peixe).


Bolhas:
Aparecem devido ao constante atrito e pressão que os pés sofrem
Calos e calosidades:
Surgem  com a pressão intermitente de calçados e o peso do corpo,a pele responde ficando mais grossa,"engrossamento"da pele ajuda no começo,porém no decorrer do tempo ela acumula tornando-se uma irritação e causando dor.
Unha encravada:
Devido ao corte incorreto somado a traumas ocasionado por impacto, as unhas dos pés crescem no formato errado e entra na pele.Este quadro pode ocassionar uma infeção  e até a perda desta unha.
Micose na unha: 
A unha sofre um descolamento ,devido a traumas,isso acaba sendo uma porta de entrada para fungo.
Pé de atleta(frieiras):
A umidade que fica alojada entre os dedos dos pés.Por causa do uso constante de tenis  ou chuteiras,ajuda na ploriferação  de fungos.



Dica:
Olhar para os pés com atenção. Evitar tomar banho quente antes de praticar exercício para evitar as bolhas, lavar e secar bem os pés, fazer uma boa higienização de meias e calçados para evitar os fungos (causadores das micoses) e bactérias (causadoras do chulé), cortar as unhas sempre de forma reta, usar creme hidratante todos os dias (exceto entre os dedos). Uma auto-massagem no fim do dia os pés merecem e agradecem.


Marcelo Didier

Jogador do Esporte Clube Pinheiros-SP Handebol 













Nenhum comentário:

Postar um comentário