Sejam Bem-Vindos

Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.

Fale comigo e tire suas dúvidas sobre a saúde dos seus pés!!

josyjms@hotmail.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

? JOANETE ?E O QUE É?

É um desvio lateral do hálux (dedão) e quando esse desvio se instala, damos o nome de joanete.
  Joanete é uma deformidade que eleva a cabeça do I metatarso ("popularmente falando é aquele osso comprido que antecede o dedão") o fator que mais contribui para isso é o deslocamento dos tendões situados nesta região e geralmente dá-se pelo uso do sapato alto com o bico fino.

O calinho que se forma na lateral do  dedinho(5 artelho), também é uma joanete, e dá-se pelo mesmo fator.

   Nesta região da articulação entre o dedo e o metatarso existe uma Bursa, que conforme vai aumentando o desvio do dedo é dado o nome de bursite, que é uma inflamação da Bursa e isso dói. Conforme a pessoa anda e o tempo passa, esse dedo vai se comprometendo ao ponto de se tornar rígido e assim, começa a complicar a situação com os outros dedos.
   Existem muitos sapatos inadequados, duro-rígidos e somando isso a grandes caminhadas o resultado será de muitas dores devido ao comprometimento da circulação sanguínea, articulações, tendões, músculos...

Que no final das contas, as deformidades vão piorando. Outras alterações dadas pelo uso desses sapatos são:

• (Onicofose) peles nos cantos das unhas ou embaixo delas;

• (Calos sub-ungüeais ou calos nos sulcos ungüeais );

• Calos: entre os dedos, pelo fato dos dedos estarem pressionados uns aos outros.

• Calos dorsais: o atrito dos dedos na região das articulações falangianas, com os sapatos apertados calos de polpa digital atrito na ponta dos dedos, dando-se início aos dedos em garra;

• Calosidades: embaixo do dedo grande (halux) e do dedinho (5 atelho) ou até mesmo em toda a região de antepé.

• Descolamento de unhas e deformidades dos dedos
• Use sapatos confortáveis, tanto no formato, quanto na altura, quanto no material. Existem no mercado algumas órteses para aliviar as dores que o halux valgus ( joanete).

Existem também anéis de silicone para calos nos dedos;

• Não lixe os calinhos e calosidades, isso só estimulará o crescimento da  pele;
• Faça um escalda pés, à noite para relaxar;
• Hidrate e massageie seus pés diariamente;

 Procure um ortopedista especialista em pés e um podólogo.

Lembre-se que cada caso é um caso, não se deixe levar por informações errôneas.

                                 Cuide-se!

Elimine a causa! Nossos pés precisam muito mais de conforto do que "luxo".
















ENTRE EM EQUILIBRIUM COM SEUS PES! DICAS PARA MANTER A BOA SAÚDE DOS PÉS.

A maioria das pessoas não dá aos próprios pés a atenção que eles merecem. Na maior parte do tempo, os pés nem são vistos porque ficam protegidos por calçados fechados. Tanto os homens, quanto as mulheres, frequentemente maltratam a saúde da base de sustentação do corpo.


É preciso ter um carinho maior com os pés já que, mesmo que a gente não repare, são intensamente exigidos durante a maior parte do nosso tempo: uso de calçados com saltos ou bicos finos, caminhadas prolongadas, longos períodos de pé, descuidos com a higiene, etc.


Quando acontecem esses desgastes, logo aparecem calos, micoses e ressecamento da pele, e unha encrava, algumas vezes gerando até ferimentos e dores incômodas.

Veja algumas dicas para manter a saúde dos pés em dia:

Enxugue muito bem os vãos entre os dedos, depois do banho. A umidade provoca tinea-pedis (frieiras), a grande responsável pela bromidose( chulé).

Use sempre meias de algodão.

Nunca vista as meias logo que acabar de enxugar os pés, espere um pouco para garantir que eles bem secos.

Corte as unhas sempre retas. O corte redondo é errado, pois proporciona a compressão do sapato nos cantos do pé, o que pode provocar unhas encravadas e onicofose( famosa pelinha).

Evite sapatos apertados e de bicos finos, que podem provocar calos e joanete.

Esterilize sempre as ferramentas usadas para o corte das unhas. Evite contaminações.

Pessoas que transpiram muito devem colocar produtos específicos contra o excesso de umidade nos sapatos.

A cutícula é uma proteção da unha, portanto não deve ser retirada em excesso.

Quem gosta de pintar as unhas do pé, deve descansá-las do esmalte por pelo menos uma semana para que respirem.

Calçados:

Se ao experimentar um calçado de número 36, ficar apertado, enquanto que o número 37 ficar folgado, use o número 36 e uma palmilha 37, preenchendo o espaço vazio aplicando um ajuste de aproximadamente 36 ½.



Em alguns casos, a mãe compra um número de calçado maior para o seu filho que está em fase de crescimento, prolongando o tempo de uso. Para a criança não ficar com o calçado folgado nos pés, gerando desconforto, muitas vezes até prejudicando o seu caminhar, é indicado o uso de palmilhas infantis para o ajuste.

Pisada:

 O primeiro ponto do pé que deve tocar o chão é o calcanhar. Por isso devemos protegê-lo. Em climas frios e em contato com superfícies frias, o pé deve ser protegido.

Diabéticos:
 
Atenção redobrada

Os diabéticos têm motivos especiais para cuidar de seus pés. Níveis elevados de glicose no sangue por um período muito longo podem levar à perda de sensibilidade e dificuldade na circulação do sangue nos pés do diabético. Em estágio avançado, o indivíduo pode não sentir queimaduras e ferimentos, facilitando infecções, que interferem no controle do diabetes.

O cuidado com os pés e a escolha de um calçado adequado pode ajudar a prevenir esses problemas.                            


PROCURE UM PODÓLOGO PARA MAIS INFORMAÇÕES!


  Josy

Podóloga e Terapeuta Floral









terça-feira, 28 de junho de 2011

Continuação...Podologia Esportista!

                         
Para a prática de lutas de artes marciais vai depender como cada esportista se identifica com a modalidade escolhida, pois todas as lutas são bastante movimentadas e seus praticamente terão enormes benefícios, tanto estéticos quanto para a saúde.Não há uma modalidade especifica que seja considerada a melhor,aquela que vai proporcionar um melhor rendimento específico especifico.
           

 Trata-se de um esporte que necessita de um muito treinamento, contato físico direto e constante com técnicas especifica para cada modalidade.
 
A maior parte das lutas e executada em tatame e descalço, e os principais movimentos executados são paradas bruscas, deslocamento, fricção do pé no solo, torções, golpes, socos, chutes e imobilização.

Algumas modalidades de lutas marciais são:
  • Karate
  • Taekwondo
  • Muay thai
  • Kuung fu
  • Kickboxing
  • Jiu jitsu
  • Judô
As principais patologias podológicas encontradas em praticantes desta atividade são:
       Pele ressecada na planta do pé e ao redor das unhas
                                         
                                          Onicofose
                                         
                                   Traumas ungueais
                                                 
                                   Calosidade plantar
                                 Onicomicose(micose)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Como anda a saúde de suas unhas?

 
Já pensou nisso?
Se você ficou em dúvida sobre o que responder, talvez esteja na hora de reparar um pouco mais nesta parte do corpo. As unhas das mãos e pés estão constantemente expostas a fungos que podem causar infecções como a micose de unha, comprometendo sua saúde e sua aparência, além de causar constrangimentos.



O que é micose de unha?
                                
A micose de unha é o nome popular da onicomicose. Trata-se de uma infecção causada por fungos que desfigura e, muitas vezes, destrói por completo a unha.
Os fungos, uma vez alojados, crescem e se alimenta da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas, causando a mudança na aparência.

Como se contrai essa infecção?

A contaminação por esses fungos geralmente está relacionada a fatores externos, pois os fungos causadores do problema crescem em ambientes escuros, úmidos e fechados. Como exemplo de situações favoráveis ao aparecimento da micose de unha, pode-se citar o uso contínuo de sapatos fechados e apertados, higiene inadequada e situações que impeçam a respiração das unhas. O contato com o fungo em ambientes como vestiários, praia e piscinas também pode levar ao problema.
Além dos fatores externos, deficiências no organismo ou outras patologias podem contribuir para o surgimento da micose?
Sim, A micose de unha também pode afetar pacientes de doenças crônicas, como o diabetes ou o HIV, e indivíduos com problemas circulatórios que têm diminuição no fluxo de sangue nos dedos dos pés.
Como posso reconhecer uma micose de unha?
De maneira geral, esse tipo de micose faz com que a unha fique amarela ou marrom, grossa e de tamanho aumentado. Outro sintoma muito comum é o mau cheiro, proveniente dos resíduos acumulados debaixo da unha, especialmente nas laterais e nas dobras. A observação das unhas é importante, mas o dermatologista deve ser consultado para o correto diagnóstico,e o PODÓLOGO para os devidos cuidados com a higiene .
A unha com micose pode vir a cair? 
Sim. A micose é uma infecção que persiste por muito tempo. Quando não tratada, a unha pode esmigalhar-se gradualmente e cair ou ficar tão grossa que o dedo do pé afetado passa a provocar incômodo ou dor dentro dos sapatos.
Nos pés, quais são os dedos mais atingidos?
Existe uma probabilidade maior das unhas do hálux (dedo maior) e do dedo mínimo (menor) desenvolverem os fungos que causam micose. Não há comprovação científica, mas podemos associar a maior freqüência de casos nestes dedos pelo fato de estarem constantemente expostos aos traumas da fricção das laterais dos sapatos.
Pode haver transmissão de fungos entre unhas?

 Sim. A micose de unha pode se espalhar, o que eleva a atenção que se deve ter com alicates e lixas. Nos pés, simples situações como caminhar descalço na chuva ou em vestiários podem ocasionar a contaminação e a proliferação do fungo causador da micose. Por isso, é muito comum a doença em pés de atletas.
Que prevenções podem ser tomadas para se evitar a micose da unha?
São cuidados simples, mas que podem fazer a diferença na saúde das unhas em geral:
  • Evite andar descalço em vestiários e pisos úmidos;
  • Evite o uso de meias de tecido sintético;
  • Troque de meias diariamente;
  • Não divida toalhas, meias e calçados com outras pessoas;
  • Não permaneça muito tempo com o mesmo calçado (é indicado não usar por dois dias seguidos);
  • Coloque os calçados para arejar após o uso;
  • Mantenha as unhas dos pés sempre aparadas;
  • Utilize apenas acessórios esterilizados ao freqüentar a manicure e pedicure.

O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO!!
PROCURE UM PODÓLOGO E SAIBA MAIS SOBRE OS DEVIDOS CUIDADOS COM SUAS UNHAS.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cuidados com os pés no inverno!!


Não é porque o inverno chegou e você usará mais sapatos fechados, que os cuidados com os pés devem ser deixados de lado,pois esta é a estação é ideal para deixar a unha respirar e recuperar a maciez da pele. Então, anote essas dicas e cuide bem dos seus pezinhos:
Hidrate-os toda noite com um creme à base de uréia para garantir a delicadeza da pele;
Abuse dos exfoliantes para ajudar a deixar o calcanhar lisinho e os dedos livres de calosidades;

Deixe as unhas sem esmalte para que elas possam respirar.
Pois ao pintá-las com freqüência, podem surgir linhas brancas e manchas (leoconíquia);
Na hora do banho, lave os pés com água morna e sabonete antibacteriano para evitar o surgimento de frieiras, comuns nesta época do ano.
E não se esquecendo da higienização dos calçados,se possível secar bem entre os dedos com papel toalha ou o secador.